Orçamento Online!

Projetos de cabeamento estruturado: por onde começar?

21.03.23 18:34 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O cabeamento estruturado é fundamental para empresas. Por onde começar um projeto de cabeamento estruturado? Continue lendo para garantir o sucesso do seu projeto.

 

Você está buscando informações sobre como começar um projeto de cabeamento estruturado? Pode parecer que se trata de uma ação muito complicada, mas vamos te mostrar que pode ser mais simples do que você imagina. Basta apenas aprender a fazer do jeito certo que com certeza não será nenhuma tarefa acima das suas capacidades.

A princípio vamos te explicar no que consiste esse modelo de ação e qual a sua importância para a implantação de uma rede de transmissão de dados. E tendo clareza quanto a isso, então iremos lhe mostrar qual o melhor caminho para fazer esse processo, por onde começar e de que maneira avançar com ele. Confira abaixo as explanações da Haikan sobre o assunto.

O que é o cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado nada mais é que uma rede de transmissão de dados de alta velocidade. Trata-se de uma ação que visa aperfeiçoar o serviço de rede, tornando-o mais rápido e seguro. E é claro que com isso produz inúmeros benefícios para o seu negócio, conforme iremos explicar mais adiante.

Em termos gerais, o cabeamento estruturado é uma revolução tecnológica que surge para trazer avanços a esse setor. Mas para fazê-lo é preciso um projeto, mesmo sabendo que se trata de algo relativamente simples. Isso porque ele é fácil, porém exige de quem o implanta, conhecimento técnico de rede e da estrutura necessária para tal. Mas claro que isso é perfeitamente contornável quando se trabalha com bons profissionais.

Sendo assim, percebemos que o cabeamento de rede estruturada forma a base de redes de alto desempenho para transmissão de dados e voz. Além dos componentes ativos e passivos, as propriedades dos diferentes tipos de cabos e a estrutura do cabeamento são decisivas para o desempenho das redes.

Estrutura

O cabeamento estruturado tem uma estrutura hierárquica e usa topologias em estrela e em árvore, como as usadas nas redes comutadas modernas. A mais utilizada na atualidade é a estrela, mas a árvore também tem ótima utilização.

Os componentes ativos da rede possuem circuitos eletrônicos e intervêm na transmissão do sinal. Isso inclui, por exemplo, switches, roteadores, pontos de acesso WLAN, firewalls e hubs.

Componentes passivos não requerem eletricidade e são usados ​​para transmissão de sinal sem influenciá-los. Isso inclui os  cabos de rede, caixas de junção, campos de patch ou painéis de patch, gabinetes de rede ou gabinetes de distribuição e plugues.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Objetivos do cabeamento estruturado

De início já deixamos claro para você que o cabeamento estruturado tem o viés de tornar o serviço de rede mais rápido e seguro. Mas os objetivos são bem mais amplos e consistem naquilo que se espera alcançar com essa ação. Dessa maneira, ele representa não apenas uma ação isolada, mas principalmente um conjunto de objetivos que constituem aquilo que se almeja alcançar. Veja abaixo os principais objetivos:

  Suporte para todos os sistemas de comunicação utilizados hoje e também os que serão implantados futuramente;

  Reserva de capacidade em relação à frequência de corte, ou seja, a rede deve se comportar de forma neutra em relação ao protocolo de transmissão e aos dispositivos finais;

  Expansibilidade flexível;

  Segurança contra falhas através de fiação própria para esse fim;

  Proteção e segurança dos dados;

  Conformidade com os melhores padrões de qualidade.

Ou seja, ao utilizar esse sistema você irá obter benefícios previamente estipulados por esses objetivos. Mas eles são mais que isso: representam um verdadeiro avanço no modo como sua empresa lida com a rede e se utiliza dos recursos disponibilizados por ela. Veja mais agora sobre esse tema.

Os benefícios desse sistema

Você já deve ter compreendido que esse é um sistema que busca sempre as melhores funcionalidades para o seu acesso à rede. Isso porque ele busca dar estabilidade à conexão, além de torná-la mais eficiente e ágil. Mas há diversos outros benefícios que queremos que você conheça, pois eles podem ser determinantes para sua decisão por esse sistema. São eles:

  Alto padrão de segurança através da utilização de cabos físicos, isso porque a fiação aumenta a velocidade e a estabilidade do tráfego de dados em comparação com a WLAN;

  Suporte para tecnologias de comunicação atuais e futuras, pois o projeto de cabeamento estruturado prevê sua utilização por no mínimo 10 – 15 anos;

  Suporte de diferentes serviços independentes, como voz ou dados;

  Opções de expansão de rede baratas e flexíveis, o que o torna uma boa opção de economia;

  Uso de padrões comuns;

  Fácil instalação e conexão de componentes de rede ativos.

Por tudo isso e muito mais a Haikan indica o sistema de cabeamento estruturado para o seu negócio. Portanto, se o que você quer é estabilidade de rede e maior eficiência dela, fale com a gente e descubra como fazer. Com toda a certeza você não vai se arrepender!

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Mas como começar a implantação do sistema?

Para começar o projeto de cabeamento estruturado você vai precisar de alguns elementos técnicos. Esses elementos são os que descreveremos abaixo, cada qual com a sua função específica:

  Coleta de dados;

  Cálculos e planta baixa do projeto;

  Memorial descritivo;

  Planilha de materiais e de custos;

  Execução da obra;

  As built.

Mas você não precisa se preocupar com isso porque contratando os nossos serviços todo o projeto e execução correrão por nossa conta. Nossos especialistas irão se debruçar sobre as suas necessidades específicas e elaborar o projeto conforme o que você precisa. Portanto, a Haikan tem as soluções adequadas, feitas especificamente para você.

O que a Haikan oferece para você

A Haikan tem conhecimento técnico e expertise de mercado para oferecer os melhores serviços na área de implantação de sistemas de cabeamento estruturado. Dentre os serviços que oferecemos para o seu negócio estão, por exemplo, atendimentos emergenciais e programados, implementação e manutenção do projeto, diagnóstico de problemas, manutenção proativa e corretiva e muito mais.

Você pode contar com os nossos serviços para lhe ajudar em quaisquer necessidades referentes a essa área da tecnologia e muito mais. Fale com os nossos especialistas e nós iremos ajudar você a chegar à resolução dos seus problemas na área da tecnologia de maneira rápida e fácil.

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.