Orçamento Online!

Rede 5G Inovação

10.03.21 19:30 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Você já ouviu falar sobre a rede 5G?

A cada ano, a tecnologia evolui mais. Passamos do 3G para o 4G, e agora estamos entrando na era do 5G, que nada mais é que a evolução de seus antecessores.

Dessa forma, o seu diferencial é sua velocidade, potência e, além disso, a sua inteligência. Pois, causa menos impactos ambientais.

Logo, a quinta geração das redes móveis é uma grande evolução da rede que usamos atualmente, que é a 4G.

Portanto, caso esteja curioso para conhecer um pouco mais sobre essa inovação tecnológica e quais são as suas funções, continue lendo esse conteúdo!

O que é Rede 5G?

Um fato relevante é que a humanidade está em constante evolução e, para se adequar à essa realidade, a raça humana desenvolve novas tecnologias inovadoras para atender a atual necessidade de nossa espécie.

Assim foi com a rede 3G que inovou o mercado, porém, com o tempo tornou-se obsoleta e, então, surgiu a rede 4G, que usamos hoje em dia.

No entanto, com o passar dos anos surge a necessidade de se reinventar e, dessa forma, a próxima geração de rede de internet móvel está sendo desenvolvida para atender as necessidades dessa geração.

A quinta geração de rede é a próxima evolução da banda larga sem fio. O seu objetivo é elevar as potencialidades do 4G para o próximo nível.

Desse modo, a rede 5G promete trazer ainda mais velocidade para navegar na Internet, fazer download, uploads, além de proporcionar uma conexão mais ampla e estável.

A rede 4G, entrega em média uma velocidade de conexão de 33 Mbps. Para o 5G, a estimativa é que entregue de 50 a 100 vezes esse número. Ou seja, atingindo taxas de até 10 Gbps.

E, além disso, ainda promete um número muito maior de conexões a Internet ao mesmo tempo.

Isso significa que, de acordo com especialistas, a rede 5G irá permitir que milhões de aparelhos se conectem por metro quadrado.

A ideia é que tudo fique conectado, incluindo celulares, computadores, televisões, carros, geladeira, máquinas de lavar, câmeras de segurança, dentre vários outros eletrônicos.

Para que serve essa rede?

Ao contrário do que muita gente imagina, a rede 5G não servirá apenas para aumentar a velocidade da internet.

Na verdade, a ideia é que o 5G seja um grande avanço da tecnologia para a sociedade como um todo.

Por volta de 2014, a GSMA, uma organização internacional formada por cerca de 1200 operadoras de telefonia móvel, Internet e rádio, estabeleceu alguns critérios para o desenvolvimento da rede 5G, como por exemplo:

  • Consumir menos energia que a rede 4G;
  • Tempo de conexão inferior a 5 milissegundos;
  • Numero de aparelhos conectados por metro quadrado deve ser 50 a 100 vezes maior;
  • Duração da bateria de dispositivos rádio receptores maior.

Mas, afinal, como que a rede 5G pode contribuir para o meio ambiente?

Bem, é esperado que após a instalação das redes 5G, a diminuição do consumo de energia reduzirá custos futuros, o que acaba contribuindo para o meio ambiente.

Mas, além disso, devido a redução do tempo de latência, permitirá a comunicação com os veículos autônomos, permitindo assim o desenvolvimento de sistemas de segurança que possam evitar acidentes de trânsito, por exemplo.

E, devido ao aumento expresso do número de aparelhos conectados por metro quadrado, abrirá as portas para uma nova tecnologia que é uma tendência mundial, conhecida como “Internet das coisas".

A Internet das coisas é um conceito que se refere a interconexão digital dos objetos cotidianos com a internet.

Ampliando as possibilidades de conexão para uma série de setores, incluindo comércios, indústrias, hospitais e até mesmo ruas.

Quando a rede 5G poderá ser usada?

A quinta geração de rede começou a ser implementada em 2020.

No entanto, estima-se que começará a funcionar em meados de 2025 nas principais cidades metropolitanas do mundo.

Como funciona?

Do mesmo modo como todas as redes móveis, a 5G também funciona a através das ondas eletromagnéticas.

Contudo, a grande diferença é que a área de cobertura da Rede 5G é muito maior que a de seus antecessores, alcançando entre 600 a 700 MHz, 26 a 28 GHz e 38 a 42 GHz.

Além disso, as antenas dessa rede estarão ligadas às antenas existentes que, por sua vez, serão moldadas simultaneamente com essa nova infraestrutura de conexões.

Assim como também, as antenas menores que possuem pouco alcance, servirão para repetirem o sinal de dispositivos locais.

Enquanto as antenas replicadoras, aquelas instaladas em locais mais altos, alcançarão uma distância de até 250 m.

Por fim, um mecanismo inteligente das antenas, será capaz de focalizar as ondas eletromagnéticas, ao invés de emiti-lo para outras direções.

Desse modo, a direção do foco será definida devido a demanda dos dispositivos que solicitarem a conexão.

Assim sendo, otimizará a capacidade de cada antena ao emitir o sinal.

Quais aparelhos utilizarão a rede 5G?

A verdade é que, como toda nova tecnologia, os receptores do sinal 5G não terão um preço em conta. Todavia, com o tempo se tornarão mais baratos.

Os primeiros dispositivos que poderão usar a Rede 5G plenamente serão os smartphones.

E, após o custo de fabricação diminuir, outros aparelhos como eletrodomésticos e os famosos relógios inteligentes também poderão conectar-se à rede 5G.

A estimativa é de que, em um futuro não tão distante, as redes 5G substituam as tradicionais redes residenciais de Wi-Fi.

Conclusão

Assim sendo, podemos concluir que a rede 5G é uma grande inovação tecnológica que irá trazer uma série de vantagens e benefícios, contribuindo para o avanço da sociedade.

Estima-se que essa rede ainda irá substituir as redes residenciais de Wi-Fi e contribuir para o meio ambiente, por consumir menos energia.

A previsão para começar a usar essa rede é por volta de 2025, porém, pode ser que leve um pouco mais de tempo para o seu uso amplo.

Por fim, o que você achou dessa nova rede? Está ansioso para começar a usá-la? Ou ainda possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.