ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

O que é o cabo de rede par trançado?

12.01.21 17:59 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Cabo de rede par trançado

Você sabe qual é o cabo de rede ideal para usar no seu computador? São muitos os cabos e nesse artigo falaremos sobre o cabo de rede par trançado.

Os cabos servem para conectar o seu computador a outros dispositivos e aparelhos, sendo então fundamentais para a transmissão de dados.

Assim, os cabos são responsáveis por conectar computadores, cabos de rede, entre muitas outras coisas.

São muitos os tipos de cabo, e cada cabo pode ainda ter diversas categorias, para funções diferentes.

Portanto, continue lendo esse artigo para saber tudo sobre cabo de rede par trançado, para que serve e todas as suas vantagens.

O que é e para que serve o cabo de rede par traçado?

Se você trabalha ou pretende trabalhar na área de informática e TI, você precisa entender como funcionam os cabos de redes e todos os seus tipos.

Pois, os cabos são os utensílios físicos que utilizamos para a transmissão de dados, assim como para o seu recebimento.

Portanto, o cabo de rede par trançado é um tipo de cabo que é muito utilizado por especialistas por ter muitas vantagens.

Fisicamente, ele é composto por um par de fio que são entrelaçados um ao outro. Então, eles são facilmente reconhecidos por terem uma estética diferenciada.

Mas, entrelaçar os fios um no outro tem um motivo e um propósito. Pois, ao fazer isso você consegue cancelar e bloquear qualquer transferência externa.

Ou seja, eles são trançados pois isso faz com que as interferências magnéticas e mútuas, como no caso de linha cruzada por exemplo, sejam canceladas e bloqueadas.

Resumindo, esse cabo é formado por pares de fios de cobre trançados. Mas, possui mais de um tipo e categoria, sendo que cada uma segue um padrão.

Diferentes categorias de cabo de rede par trançado

  • Categoria 1: É a primeira categoria, sendo utilizada para a instalação de redes antigas. Por isso, não é mais reconhecida pela Associação da Indústria de Telecomunicação (TIA).
  • Categoria 2: Essa também foi produzida antigamente, focando nas redes token ring. Por isso, também não é mais reconhecida pela TIA.
  • Categoria 3: Essa categoria, reconhecida pela TIA, foi a primeira desenvolvida para redes e atinge sinalizações de frequência até 16 MHz.
  • Categoria 4: Ela era utilizada para dados de frequência até 20 MHz, mas não é mais reconhecida pois agora utiliza-se a categoria 5.
  • Categoria 5: Sem dúvidas, é a mais utilizada pelo mercado de TI hoje em dia, pois é compatível com as placas de rede, podendo ser utilizada para frequências de até 125 MHz.
  • Categoria 6: Essa categoria é para cabos que trabalham em uma frequência maior, até 250 MHz. Mas, é limitado pelo seu tamanho de até 50 metros.

  • Categoria 7: A última categoria, na verdade, ainda está sendo desenvolvida, e tem como objetivo a criação de redes de 100 Gbps em cabos de 15 metros.

Como montar um cabo de rede par trançado

Agora que você já sabe todas as diferentes categorias e para que serve um cabo de rede par trançado, é importante saber como ele deve ser montado.

Quando você vai montar o seu cabo, você precisa ter muito cuidado. Pois, diferentes maneiras de montagem trazem resultados diferentes.

Então, é importante entender o que é o cabo crossover e o que é o cabo direto para saber qual é o ideal para o que você precisa.

O cabo crossover é utilizado quando o objetivo é conectar dois computadores pelas suas placas de rede.

Ou seja, quando não queremos que haja a necessidade de um hub ou de um switch, fazendo essa interligação pelas suas placas.

Além disso, essa ligação é utilizada também quando precisamos conectar um hub a outro.

Se o objetivo for ligar mais de dois computadores, você deve utilizar um hub ou switch, o cabo crossover não serve para esse caso.

Então, nesses casos, você irá utilizar o cabo direto para ligar todos esses aparelhos necessários para a interligação de 3 ou mais computadores.

Visualmente, você consegue identificar esses diferentes tipos de cabo pela sua disposição no conector RJ45.

Sendo assim, é possível até você mesmo montar o seu cabo de rede par trançado, mas muito cuidado se você for fazer isso.

Benefícios

Muitas pessoas não optam pelo cabo de rede par trançado, pois acham que as suas limitações são maiores do que as suas vantagens.

Afinal, realmente, esse cabo tem um comprimento de no máximo 100 metros. Pois, depois disso há o risco de perdas.

Além disso, algumas pessoas falam que esse tipo de cabo tem uma baixa resistência a transferências externas.

Apesar de ter a possibilidade de utilizar blindagem para acabar com esse problema. Entretanto, os benefícios do cabo de rede par trançado são muito maiores do que as suas desvantagens.

Primeiro, porque é um dos melhores cabos no mercado para a transferência de arquivos, por ter uma taxa alta de transferência.

Mas, além disso, ele tem um excelente custo-benefício, pois é um cabo de custo baixo, sendo essa uma das suas maiores vantagens.

Então, mesmo se for necessário fazer uma blindagem, o custo ainda assim é mais baixo do que o de outros cabos.

Além disso, por ser bem simples, ele tem também um baixo custo de manutenção, tendo então baixo custo ao longo do tempo.

Por último, um dos principais benefícios é que ele é flexível, sendo muito fácil e prático passar o cabo pelas paredes.

Conclusão

Então, agora você sabe tudo que precisa saber sobre cabo de rede par trançado, para que serve e todos os seus benefícios.

Afinal, o cabo de rede par trançado é um dos melhores do mercado, principalmente pela sua alta taxa de transferência.

Ainda, tem um excelente custo-benefício, pelo seu baixo preço e manutenção simples e barata.

Com um cabo de categoria 5, a mais utilizada no mercado de TI nos dias de hoje, você consegue ter uma boa transferência, por um preço baixo. E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui