Orçamento Online!

Cabeamento estruturado: o que é e como fazer?

23.03.23 7:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O cabeamento estruturado é uma solução de rede organizada e padronizada que permite maior eficiência e menor custo na comunicação de dados. Aprenda a seguir como implementar essa tecnologia para maximizar a produtividade e reduzir gastos em sua empresa.

O cabeamento estruturado é um plano de construção uniforme para uma infraestrutura de rede voltada para o futuro e independente de aplicativos, na qual são transmitidos diferentes serviços (voz ou dados). Isso visa evitar instalações e expansões incorretas e facilitar a instalação de novos componentes de rede.

É importante ressaltar que se trata de um sistema que, ao ser implantado, traz excelentes benefícios para o seu negócio. Isso se traduz em ganhos imensuráveis em todos os campos, sobretudo naqueles que mais dependem dos sistemas de rede e da tecnologia. Compreenda melhor esse mecanismo com a explanação que a Haikan tem a lhe fazer sobre o tema.

Principais diferenças entre cabeamento estruturado e cabeamento não estruturado

O cabeamento não estruturado baseia-se principalmente nas necessidades ou está vinculado a uma aplicação específica. É um sistema mais frágil, utilizado para finalidades bastante específicas. Se você deseja mudar para uma nova tecnologia ou geração de tecnologia, o cabeamento deve ser reinstalado com o esforço e os custos correspondentes.

O cabeamento estruturado é baseado em uma estrutura de cabeamento geralmente aplicável que também leva em consideração os requisitos de várias décadas, contém reservas, pode ser expandida de forma flexível e pode ser usada independentemente da aplicação. Por isso é comum usar a mesma fiação para rede local e telefonia.

Algumas peculiaridades desse sistema

O sistema de cabeamento estruturado permite a interligação dos diferentes sistemas de informação e comunicação de uma instalação de forma fiável e flexível, o que facilita a manutenção e futuras modificações ou ampliações.

É um sistema formado por uma rede de cabos de cobre e/ou fibra ótica e gabinetes de comunicação que contêm eletrônica de rede, como hubs e switches, e painéis de conexões (“patch panels”) que centralizam as conexões entre os diferentes sistemas de informação e equipamentos de comunicação distribuídos em diferentes partes do edifício, sejam eles equipamentos de dados, voz ou imagem.

Resumindo, é um sistema que possui robustez para tornar mais rápidos e estáveis os serviços de comunicação utilizados. Isso porque quaisquer desses serviços podem ser facilmente geridos por esse sistema.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O projeto de cabeamento estruturado é de longo prazo

Uma ótima dica a ser considerada é que o projeto de cabeamento estruturado é feito para um longo período. A ideia não é estabelecer um sistema que se sustente por apenas um ou dois anos, mas sim por 10 – 15 anos no mínimo. Isto é, o sistema é feito para durar por muito tempo.

Salientamos que essa duração é com qualidade e eficiência. Não se trata de um sistema que deva “se arrastar” pelo tempo, mas que funcione de maneira adequada apenas com as manutenções. Ou seja, a proposta é de um sistema que traga agilidade à sua rede por um longo período de tempo, o que a Haikan indica como sendo um dos maiores benefícios.

Áreas do cabeamento estruturado

A implantação de um sistema de cabeamento estruturado passa por técnicas bastante definidas. Dentro do projeto temos as áreas em que ele se divide. Essas são três: fiação primária, fiação secundária e terciária. Abaixo vamos explicar cada uma delas.

Fiação primária

A fiação primária ou fiação local é a fiação em grandes instalações. Deseja-se realizar o cabeamento de edifícios individuais, com poucas estações, altas taxas de transmissão de dados e grandes distâncias. Cabos de fibra óptica com comprimento máximo de 1500m são normalmente usados ​​para o cabeamento.

Cabeamento secundário

O cabeamento secundário também é chamado de cabeamento predial ou cabeamento riser. Aqui, vê-se a fiação de andares individuais e entre si. Cabos de fibra óptica ou cabos de cobre com comprimento máximo de 500m são preferencialmente utilizados para esta finalidade.

Cabeamento terciário

Esse cabeamento também é conhecido como cabeamento de piso. Aqui, é fornecida a fiação de pisos ou distribuidores de piso para as tomadas de conexão. Embora haja um distribuidor de piso com gabinete de rede e patch field em cada andar, o cabo termina no local de trabalho, em uma caixa de derivação, na parede ou no duto de cabos. Cabos de par trançado são fornecidos para isso, com um comprimento de 90m, mas também cabos de fibra óptica.

Como você pode perceber, trata-se de uma estrutura com fundamentos consistentes. Isso, aliado a outros tantos diferenciais, faz com que o cabeamento estruturado seja o mais eficiente para melhorar o desempenho da rede.

Características do cabeamento estruturado

Para melhor esclarecimento sobre o sistema de cabeamento estruturado gostaríamos de citar aqui algumas das suas características. Isso representa um pouco do que constitui essa rede integrada que está revolucionando o mercado da tecnologia.

  Modular: o design de suas partes é independente da tecnologia utilizada, da topologia lógica da rede e dos sistemas que se conectam a ela.

  Ampliável: as conexões dos novos terminais são feitas a partir de um ponto centralizado, não sendo necessário modificar nem a fiação, nem as conexões dos demais sistemas.

  Flexível: novos serviços podem ser incorporados sem interferir nos antigos.

  Barato: Em comparação com outros sistemas, qualquer expansão ou atualização não representa um alto custo adicional.

Esse é um tema que chama bastante a atenção, pois muita gente imagina que os custos de implantação e manutenção são altíssimos.  E, na verdade, não são, sobretudo se considerarmos o custo x benefício envolvido no processo. Portanto, vale a pena fazer o investimento, pois o retorno é certo.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Vantagens do cabeamento estruturado

Você provavelmente já compreendeu que o sistema de cabeamento estruturado traz melhorias para a sua rede. E isso se traduz em inúmeras vantagens que são sentidas imediatamente e também ao longo do tempo. Algumas delas são as que citamos abaixo:

  Facilidade de expansão para inclusão de novos serviços;

  Facilidade de alteração da estrutura inicial;

  Facilidade de manutenção (atualizações, implementação de novos sistemas e tecnologias, etc.);

  Facilidade de solução de problemas (na maioria das vezes pode ser feito de um ponto centralizado).

Conte com a Haikan

Esses e muitos outros benefícios serão alcançados por você se utilizar o sistema de cabeamento estruturado. Portanto, fale hoje mesmo com a equipe da Haikan e esclareça todas as dúvidas a respeito desse sistema. Nós podemos lhe ajudar desde o início até a implantação, gerência e utilização do sistema.

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.