ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

O que é Topologia de rede?

16.12.20 21:38 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Quando compramos um computador, não temos ideia das coisas que tem por trás e que fazem com que ele funcione, por isso é importante entender a topologia de rede.

Para você entender como conectar os seus dispositivos para que você tenha uma boa velocidade, funcionalidade e segurança, é preciso saber qual a melhor topologia.

Então, continue lendo o artigo até o final para saber tudo sobre topologia de rede e como aplicar na prática o conceito.

O que é e como funciona a topologia de rede?

Uma das principais coisas a entender são as redes de computadores, que devem ser implementadas perfeitamente para o bom funcionamento da máquina.

Dentro desse contexto, a topologia de rede é muito importante para se montar uma rede estável, confiável e com uma estrutura eficiente.

Portanto, quando falamos de topologia de rede, estamos falando sobre a maneira que você estrutura a rede dos seus computadores.

Ou seja, existem diversas formas de estruturar a rede. E cada maneira de fazer isso é uma topologia diferente, com um benefício diferente.

Para entender melhor, pensa em um local, pode ser trabalho, ou uma biblioteca por exemplo, que tem uma sala com vários computadores.

Provavelmente, você irá precisar conectar todos os computadores em uma só rede, pois isso melhora o seu funcionamento, facilita o compartilhamento de arquivos e é bom até mesmo para a segurança da sua rede.

Então, essa disposição dos computadores entre eles mesmos e os hubs é a topologia da rede, a maneira com que esses dispositivos são conectados.

 Por muito tempo as pessoas não achavam que essa disposição importava ou fazia alguma diferença na rede de computador.

Mas, a verdade é que isso faz toda a diferença. Quando feito da maneira correta, você melhora não só a qualidade da sua rede e da conexão, como a deixa mais estável.

Ainda, quando falamos de topologia de redes, podemos falar sobre a topologia física e a lógica, e isso faz toda a diferença.

A topologia física é a maneira com que os cabos estão conectados, assim como os dispositivos, visualmente falando.

Já a topologia lógica não é muito tangível e é controlada por softwares, tendo o objetivo de fazer um tráfego mais eficiente.

Entretanto, nesse artigo iremos focar na topologia física de rede e as disposições que ela pode ter.

Topologia de rede na prática

Na prática, como aplicar a topologia de rede para que seja mais eficiente e estável? São muitos os tipos de topologia.

Entender como essas disposições funcionam não é tão difícil, pois o seu nome é bem visual.

Mas, separamos aqui as informações que você precisa para saber qual é o melhor para o seu caso e qual é o mais eficiente.

Árvore

Como o próprio nome já diz, essa topologia lembra um pouco os galhos de uma árvore e estabelece uma hierarquia para os nodes.

Assim, de um node central, sairão os demais, sendo assim redistribuídos entre os Hubs central e secundário, para então chegar nas máquinas.

A sua vantagem é que ele é menos vulnerável, podendo falhar em um sem afetar os outros, e tornando fácil a identificação da fonte do erro.

Apesar de ser mais simples e prática, até mesmo para crescimento, o problema é que a rede toda depende do ponto de origem. Então, com uma falha nele, o sistema todo falha

Estrela

O foco dessa topologia de rede é a simplicidade, e assim como diz o seu nome, a sua organização é em forma de estrela, fazendo com que os cabos saiam de um ponto central.

Para a gestão da rede, é uma topologia muito prática e ajuda a encontrar o erro em caso de problemas, e uma falha não para todo o sistema.

Mas, assim como a topologia Árvore, se o hub central falhar, todo o resto falha, e essa é a sua principal vulnerabilidade.

Anel

Nesse tipo de topologia, os dispositivos são dispostos de forma circular. Assim, cada dispositivo tem um antes e um depois, possuindo sempre vizinhos uma vez que formam um círculo.

A grande vantagem desse método é a transmissão de dados, pois há uma maior segurança evitando coalisão de dados e pacotes.

Mas, por outro lado, um dispositivo falhando pode desestabilizar toda a rede, então é importante monitorar tudo de perto.

Barramento

Essa é uma das topologias mais simples que existem, pois nela as informações passam apenas por um cabo, em uma única direção.

Portanto, acaba sendo uma das melhores estratégias, por ser bem econômica, com baixo custo e por ser muito simples, fácil de organizar e realizar manutenção.

Entretanto, tudo que é muito simples tem limitações. Pois, isso torna difícil a identificação e isolamento de falhas da rede.

Ainda, caso o cabo utilizado tenha algum problema, então todo o sistema e comprometido. Sem contar com o problema de alto volume de tráfego, afetando a velocidade da rede.

Híbrida

Essa é a topologia mais utilizada pois ela une diferentes tipos de topologia em uma só rede, fazendo com que tenha uma maior versatilidade e resiliência.

Então, ao poder integrar diferentes tipos de topologia, acaba sendo muito utilizada por grandes empresas. Mas, por ser muito complexa, dá mais trabalho e acaba sendo mais custosa.

Ponto a ponto

Talvez esse seja o mais simples da lista, pois se trata simplesmente de você conectar os nodes que você pretende, como por exemplo ligar um computador no outro por um cabo.

Por isso, são muito utilizadas em residências, pois faz o serviço rápido de conectar dois dispositivos.

Mas, por serem muito simples, não são recomendadas para locais que utilizam mais a rede e precisam de uma operação mais complexa

Malha

A malha é uma das topologias mais confiáveis, pois permite a conexão de todos os pontos entre si, sendo muito utilizado para grandes operações.

Pois, por estarem todos conectados, uma falha não irá afetar o resto do sistema. Por isso, acaba sendo mais complexa e até mesmo cara.

Conclusão

Portanto, agora você sabe tudo sobre topologia de rede e todos os tipos que você pode escolher de acordo com o seu orçamento, mão de obra e necessidades.

E aí, esse artigo foi bom para você? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui