Orçamento Online!

Projeto de cabeamento estruturado: como instalar uma rede lógica certa em sua empresa

30.03.23 15:57 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Nesse artigo você irá aprender o que é o cabeamento estruturado e como instalar a rede em sua empresa. Garantindo com isso mais eficiência e efetividade ao seu trabalho.

O cabeamento estruturado é agora uma instalação muito comum em edifícios e ambientes organizacionais em todo o mundo. Este termo indica um procedimento que permite aos profissionais criar redes locais especiais, como a rede telefônica ou a rede local (LAN), cujo tipo varia de acordo com as necessidades do cliente para quem o trabalho está sendo realizado.

Esta operação representa seguramente uma intervenção complexa, que exige os serviços de uma empresa especializada, detentora das competências técnicas necessárias à execução do trabalho.

A Haikan presta apoio concreto a empresas e particulares no sistema de cabeamento estruturado de quadros elétricos, essencial para poder ligar e integrar todas as várias redes locais presentes. Graças ao trabalho dos técnicos, de fato, é possível obter uma distribuição imediata dos vários sinais (telefone, vídeo e dados), no edifício único e, sobretudo, no interior de um complexo de edifícios.

Saiba mais sobre o cabeamento estruturado

Os sistemas de cabeamento estruturado são construídos em edifícios ou ambientes modernos para suportar a criação de diferentes tipos de redes locais, incluindo, por exemplo, a rede telefônica ou uma rede local (LAN).

O cabeamento estruturado é oferecido como um moderno sistema de construção de redes concebido com o objetivo de integrar, num determinado espaço, os vários dispositivos de comunicação: redes de informática, terminais telefônicos, sistemas de videomonitoramento, controle de acesso, abertura de portas, etc.

O que é o cabeamento estruturado e como funciona a sua arquitetura

Cabeamento estruturado é o conjunto de todos os componentes passivos (cabos, conectores, tomadas, terminais, gabinetes, etc.) necessários para a criação de uma rede de computadores. Ele é o start de uma nova experiência na área de comunicação da sua empresa.

A arquitetura do cabeamento estruturado (topologia) é tipicamente do tipo estrela hierárquica, podendo ter distribuidores de andar (Floor Distributor ou FD), distribuidores prediais (Building Distributor ou BD) e distribuidores de área (Campus Distributor ou CD). Cada distribuidor é composto por gabinetes padrão (rack de 19 polegadas), que podem abrigar equipamentos passivos e ativos.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Mais algumas especificações do sistema

Cada posto de trabalho (PdL ou TO) é servido por um ou mais cabos, dispostos de maneira a alcançar o melhor resultado. Estes cabos são fixados de um lado em tomadas telemáticas instaladas em placas adequadas de parede ou piso, do outro em patch panels posicionados dentro dos racks.

Conectar um patch cord do computador à tomada da parede e outro do patch cord a um dispositivo de rede (como um hub ou switch) cria uma conexão elétrica que conecta o computador à rede.

O cabeamento estruturado permite, graças às permutações, uma rápida configuração ou reconfiguração da distribuição dos sinais (dados, voz, vídeo) no interior do edifício.

Aplicações de uma rede com fio

Hoje, as redes de computadores desempenham um papel importante no campo da transmissão de informações e são a base para o uso de tecnologias inovadoras. Todos os edifícios residenciais e industriais requerem cabeamento estruturado de última geração que esteja em conformidade com os regulamentos técnicos do setor de TI e telecomunicações.

A importância do uso dessas redes é muitas vezes ignorada, porque o enorme potencial da Internet e sua rápida evolução não são totalmente compreendidos.

Em primeiro lugar, uma rede com fio tem desempenho muito superior a uma rede sem fio e, em termos de segurança, é inatacável por possíveis mal-intencionados.

São vários os cenários de utilização do cabeamento estruturado, sem contar a enorme utilidade de poder utilizar vários computadores dentro de uma rede doméstica (LAN) em casa, escritório, prédio industrial, com compartilhamento de arquivos, impressoras e outros recursos de rede.

Quem configura uma rede de cabeamento estruturado

A instalação de uma rede de cabeamento estruturado é confiada a empresas instaladoras, com registro ativo e devidamente credenciadas para tal. Se quiser executar esse serviço não procure aventureiros. Fale com a Haikan e descubra de que maneira esse serviço pode ser feito de maneira segura e eficiente.

Um requisito fundamental é a instalação perfeita de acordo com as normas internacionais e de acordo com as prescrições contidas no projeto elaborado pelo profissional, para que sejam respeitadas as exigências construtivas e de qualidade de todo o sistema.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Teste de confiabilidade do sistema e de adequação às normas

No final da obra, o instalador procede a uma certificação do cabeamento, que tem por objetivo verificar a conformidade de todo o sistema com as normas. Os procedimentos de certificação preveem a execução de testes no sistema completamente instalado.

Posteriormente, o instalador emite uma declaração (geralmente denominada "certificação") na qual atesta que o sistema criado cumpre os requisitos definidos nas normas técnicas. O resultado positivo dos testes garante que o sistema atende aos requisitos de transmissão de uma determinada categoria.

A importância do cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado, como já indicado, é a estrutura para a criação de uma rede de computadores que permite usufruir de serviços tecnologicamente avançados, úteis para economia de energia e segurança.

Em todo o mundo é um sistema fundamental e muitas instalações estão equipadas com esses sistemas tecnológicos de ponta e eficientes. Ou seja, a sua utilização é de extrema importância porque ajuda a otimizar as tarefas e economizar tempo e recursos.

Alguns detalhes sobre o cabeamento estruturado que é bom conhecer

O cabeamento estruturado, flexível e expansível é pensado para atender às necessidades da edificação, que pode necessitar de diferentes tipos de sinais. O segredo de uma fiação bem feita, portanto, é justamente poder se adaptar facilmente a qualquer tipo de necessidade, para estar sempre funcionando e tendo utilidade.

Já no que se refere especificamente ao cabeamento de quadros elétricos, é bom sublinhar a importância de uma intervenção qualificada, a única que permite uma gestão simples do sistema.

Gerir o painel sob todos os pontos de vista, incluindo as manobras necessárias para a manutenção do sistema, não é algo tão complexo, mas exige um funcionário treinado para fazê-lo. Afinal, não basta apenas implantar: é preciso utilizar corretamente o sistema para obter o melhor que ele pode dar.

A infraestrutura em questão, projetada para garantir a transmissão clara de dados e sinais de um ponto a outro do edifício, deve ser construída de acordo com métodos e procedimentos precisos, conforme sugerido pelas normas do setor.

Jamais se esqueça, no entanto, que esse é um serviço que deve ser feito por profissionais. Por isso a Haikan se coloca à disposição para lhe ajudar. Fale com os nossos especialistas e descubra tudo o que podemos fazer por você! Essa é a maneira mais adequada de instalar a rede certa na sua empresa!

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.