ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

Quais cabos são usados para conexão de rede?

30.11.20 19:21 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
A internet revolucionou o mundo de uma vez por todas. Dessa forma, hoje em dia é impossível pensar a vida sem esse veículo de comunicação. Com efeito, toda essa estrutura é mantida por uma infinidade de cabo. Assim, surge a dúvida: quais cabos são usados para conexão de rede? Mormente, existem dois tipos de cabeamentos para internet: o coaxial e o par. Esse são aplicados em situações diferentes. A escolha depende do volume de dados que se deseja enviar e receber ou qual tipo de função será executada.
Você tem dúvidas sobre quais cabos são usados para conexão de rede, leia esse texto. Ele foi planejado e revisado por uma equipe técnica para tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Portanto, fico conosco até o fim e entende tudo sobre cabeamento para conexão de redes.

Quais cabos são usados para conexão de rede?

Primeiramente, é fato que o mundo, cada vez mais, depende da internet. Dessa forma, a mudança foi tão intensa que hoje há empresas que só funcionam virtualmente. A base que sustenta todo o funcionamento da internet é o emaranhando de cabos de rede. Com efeito, são esses que permitem o envio e recebimento de informações de um ponto a outro do planeta. Muitos, porém ainda não entendem como esse sistema funciona. Para explicar de forma didática, pense neste artigo que você lê agora. Imagine que você gostou desse conteúdo e, após lê-lo, deseja enviá-lo para um amigo. Assim, para atender a sua solicitação, o seu computador converterá para um formato que permite seu envio. Uma das formas atuais de se fazer isso é converter esse conteúdo em um código que as máquinas compreendem. Com efeito, os computadores têm uma linguagem própria e não falam português. Portanto, para uma máquina se comunicar com a outra, devem falar em uma língua comum. Essa linguagem consiste em converter a informação em uma sequência de pulsos elétricos. Assim, o seu computador converterá esse artigo em uma longa cadeia de pulsos. Esses podem ser representados graficamente em 0 (ausência de pulso) e 1 (pulso efetivo). Essa sequência viajará pelos cabos que conectam o seu equipamento à rede mundial de computadores. Com efeito, o cabeamento é todo produzido com material condutor elétrico para permitir o pleno envio da informação. Quando os pulsos elétricos chegarem ao destino final (o computador do seu amigo) será traduzido para um arquivo legível. Dessa forma, o computador dele traduzirá a sequência de pulsos na forma de um arquivo que pode ser visualizado.

Quais cabos são usados para conexão de rede? Saiba quais cabos são mais indicados para cada situação.

Assim, para que a informação vá de um ponto a outro, é necessário escolher o cabeamento adequado. Caso você erre na escolha dos fios, os dados podem não chegar a seu destino final. Portanto, continue lendo o texto para saber quais cabos são usados para conexão de rede.

Dessa forma, existem dois tipos de cabos principais para conexão de rede. Esses são os mais populares no mercado e usados em quase todo o mundo. A seguir, você saberá em que ocasiões os utilizar para evitar qualquer dificuldade no acesso à grande rede mundial de computadores.

Cabo Coaxial

Esse modelo permite o envio de até 10 Megabits por segundo. Com efeito, com essa velocidade, é possível baixar um arquivo de um Gigabyte em apenas 14 minutos. Dessa forma, é possível navegar na internet sem grandes dificuldades. Dessa forma, o uso desse cabeamento se popularizou entre servidores locais e domésticos. Esse é, por exemplo, o cabo que é conectado ao seu roteador. Esse é o primeiro equipamento utilizado para prestação de serviço local de internet. É também muito difundido para a transmissão de imagens de televisão. Embora seja ideal para longas distâncias, pode apresentar problemas para redes que ligam muitos computadores. Esse conhecido no meio técnico pelo jargão de barramento. 

 Aplicação desse equipamento afasta o risco de barramento e é ideal para redes que utilizam hubs ou switches. Os cabos de par trançado utilizam conectores RJ-45. Esses possuem oito pinos para ligar os oito fios dos quatro pares trançados. O barramento é evitado, pois os fios utilizados para enviar e receber informação são diferentes dos padrões comuns muito utilizados no mercado é transmitir a informação pelos pinos de numeração 1 e 2. A recepção da informação, então, é feita nos pinos 3 e 6. Dessa forma, a informação transita por caminhos distintos e torna-se mais protegida. Essa modalidade de cabos possui categorias que os classificam quanto à velocidade máxima de transferência suportada. Dessa forma a categoria 5e pode transferir até 1 Gigabits por segundo. Com essa velocidade, é possível baixar um arquivo de 1 Gigabyte em incríveis 9 segundos. A categoria que está, aos poucos, ganhando o mercado é a de numeração 6. Essa tem capacidade para transmitir de 1 a 10 Gbps. Por sua vez, em sua velocidade máxima, essa categoria pode baixar um arquivo de 1 Gigabytes em apenas 1 segundo. Além dessa, existem outras categorias. A exemplo disso, podemos citar a categoria 5, atualmente ultrapassada e em desuso. Há também a categoria 6ª, para transmissões acima de 10 Gbps.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui