Orçamento Online!

O que você precisa saber antes de fazer um projeto de cabeamento estruturado

11.04.23 16:37 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Confira neste artigo os detalhes que você deve observar quando for elaborar um projeto de cabeamento estruturado para organizá-lo de maneira simples e objetiva.

O cabeamento estruturado é hoje uma das melhores alternativas para as redes de computadores. Ele é uma tecnologia que está revolucionando essa área e traz ótimos resultados, sobretudo para as redes corporativas. Mas normalmente os empresários têm dúvidas sobre como implantar esse sistema de forma que ele traga os melhores resultados.

Se essa é a sua dúvida e você chegou até aqui buscando uma resposta, então a sua busca terminou. Nós iremos lhe explicar o que é essa tecnologia, como ela influencia no dia a dia da sua empresa e qual a maneira mais adequada de instalá-la. Conheça mais sobre o cabeamento estruturado e os benefícios para a sua empresa aqui, com a Haikan!

O que é e para que serve o cabeamento estruturado

Dentro de uma empresa, para coordenar todas as operações, partilhar dados, colaborar e comunicar com os colegas, gerir melhor os processos internos e uma porção de outras atividades, existe a necessidade de uma rede interna que permita realizar estas e outras operações necessárias continuadas no dia a dia de negócios da empresa.

A rede interna de uma empresa, escritório, estúdio ou residência é identificada pela sigla LAN (Local Area Network). Para configurar uma LAN é necessário integrar todos os dispositivos e periféricos necessários para os usuários da rede a partir de uma central de controle.: PCs, terminais telefônicos, sistemas de videomonitoramento para abertura de portas, para controle de acesso, periféricos como impressoras, monitores, máquinas da empresa e outros recursos de rede.

São muitas atividades para desenvolver, não é mesmo? Pois saiba que essa integração é possível graças à instalação de cabeamento estruturado, ou seja, um sistema tecnológico que permite a transmissão de dados e voz, graças a diferentes tipos de cabo: fibra óptica ou cobre. O cabeamento com cabos de fibra óptica é a solução que permite maior eficiência e eficácia em termos de segurança, rapidez e estabilidade.

Por que precisamos de uma rede?

Nas últimas décadas, a necessidade de se comunicar e trocar imagens, vídeos e dados de forma extremamente rápida tornou-se cada vez mais essencial. O cabeamento estruturado foi criado para atender a essas necessidades precisas.

Para sistemas de cabeamento estruturado é utilizada apenas a estrutura em estrela, mais precisamente uma estrela hierárquica que garante uma grande flexibilidade tanto na fase de instalação como na fase de expansão ou modificação futura. Falamos de uma estrutura hierárquica em estrela porque o sistema de cabeamento pode incluir vários níveis de interconexão. Em geral, existem três níveis principais:

  Fiação de piso ou fiação horizontal;

  Fiação de construção ou fiação vertical;

  Fiação do campus ou do distrito.

Em termos gerais, o que a Haikan indica é que as empresas precisam das redes para aperfeiçoar os seus serviços e melhorar o atendimento ao cliente. Ou seja, é um sistema de extrema necessidade para a prestação de serviços da sua companhia.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Composição do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado é composto por uma parte passiva: cabos, conectores, tomadas, terminais, gabinetes de rede, que são necessários para a construção de uma rede de computadores e uma parte ativa composta por switches de fibra ótica, roteadores e UPS inseridos dentro dos gabinetes de rede.

O switch de fibra óptica atua como o link central para todos os dispositivos conectados a uma rede, o roteador roteia pacotes de dados entre duas redes (LAN-LAN, WAN-LAN, WAN-WAN, LAN-rede ISP). A UPS (Uninterruptible Power Supply) é a fonte de alimentação ininterrupta que é utilizada para manter a rede e os dispositivos conectados a ela constantemente alimentados por corrente alternada.

Toda essa estrutura se forma para garantir que a sua rede tenha mais velocidade e estabilidade. E assim assegura também a melhor experiência com sua utilização. Tudo o que certamente você procura.

Nosso conselho é para que você conte com serviços especializados

Não pense que será possível atingir excelentes resultados se não implantar o sistema de maneira adequada. E desde já é preciso saber que não deve fazer um serviço amador, pois isso poderá representar a falência do seu projeto. Isso porque não será possível garantir um cabeamento estruturado de qualidade sem seguir um projeto que deve ser feito por quem entende do assunto.

Portanto, o melhor a fazer é não se aventurar. Você está conhecendo o que é o cabeamento estruturado e inclusive conhecendo algumas especificações técnicas sobre ele. No entanto, não imagine que seja apenas isso. O trabalho de criar o projeto, implantar o sistema e colocá-lo em funcionamento é complexo e tem nuances que somente bons profissionais conseguirão cumprir.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Como a Haikan pode te ajudar

Criamos sistemas de cabeamento estruturado para escritórios corporativos, em conformidade com a legislação vigente e normas de referência. Isto é, oferecemos para você o que há de melhor nesse mercado.

Tratamos da instalação dos sistemas de rede e da cablagem dos edifícios, acompanhando sobretudo a fase de projeto, que para nós é essencial para não incorrermos em erros posteriores que comprometam o correto funcionamento da estrutura.

Para realizar o cabeamento estruturado, nossos técnicos se encarregam de colocar um ou mais cabos de rede em dutos a cada estação necessária, até gabinetes de distribuição especiais. Asseguramos que os locais dos edifícios que abrigam os armários de distribuição tenham as características adequadas de alimentação elétrica, e que esta esteja protegida por um sistema de alimentação ininterrupta.

A Haikan fabrica apenas cabeamento estruturado certificado, portanto realizando testes específicos de aceitação para atestar o perfeito funcionamento do sistema ao cliente. Assim somos capazes de assegurar o melhor sistema para as suas necessidades específicas.

Fale com os nossos especialistas e resolva os seus problemas o mais depressa possível

Precisa construir, implantar ou acelerar sua rede? Abordamos qualquer projeto com base nas suas necessidades: estrutura operacional, quantidade e intensidade dos processos de produção, escopo do fluxo de dados. O serviço que oferecemos é completo com instalação, consultoria, assistência técnica e serviço pós-venda.

Entre em contato agora mesmo em um dos nossos canais de comunicação e fale com um dos nossos especialistas. Com certeza você não irá se arrepender porque nós temos a solução adequada para o seu negócio.

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.