Orçamento Online!

Fibra óptica para empresas: entenda por que ela é importante

06.04.23 15:32 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

A fibra óptica para empresas é uma tecnologia que faz toda a diferença e tem cada vez mais revolucionado esse mercado. Saiba mais nesse artigo sobre esse sistema.

Se o que você busca para a sua empresa é mais velocidade de internet, estabilidade e qualidade de sinal, então esse post foi feito para você. Vamos explicar em detalhes o que é essa tecnologia e como ela pode ajudar sua empresa a atingir melhores resultados.

Os cabos de fibra óptica são cabos para transmissão de sinal. Eles são compostos de muitas fibras de vidro individuais, que consistem em vidro de quartzo como meio de transmissão e formam um guia de onda óptico (FO). Esses cabos transmitem sinais de luz por longas distâncias na velocidade da luz e com enorme capacidade de dados.

Aliado a isso também iremos falar sobre a melhor forma de implantar esse sistema, que é utilizando o cabeamento estruturado. Veja o que a Haikan preparou para lhe falar sobre o assunto.

Como é feito um cabo de fibra ótica

O cabo de fibra óptica consiste em várias fibras de vidro individuais que formam um feixe. Uma única fibra, com um diâmetro de 250 micrômetros, tão fina quanto um cabelo humano, tem um núcleo ("core"), um revestimento ("cladding") e um revestimento externo ("revestimento primário"). Cada um desses elementos executa uma tarefa específica para fazer o cabo de fibra óptica funcionar.

A fibra é feita de areia de quartzo e é o canal de transporte para as ondas de luz óptica. O revestimento garante a orientação dos sinais das ondas de luz. Devido à sua natureza plástica, o invólucro externo confere à fibra de vidro propriedades flexíveis e robustas. Como resultado, o revestimento evita que a fibra se quebre quando dobrada e perca sua função de guia de onda óptica.

Saiba mais sobre os cabos de fibra ótica

Os cabos de fibra óptica (LWL) diferem em design e uso. As características da distinção são, por exemplo, o diâmetro das fibras, a espessura do revestimento ou a qualidade. A forma da fibra tem um impacto na qualidade da transmissão dos pulsos de luz óptica.

As fibras óticas são divididas em multimodo e monomodo. As fibras de vidro monomodo têm um diâmetro de núcleo de fibra significativamente menor do que as fibras de vidro multimodo. Em geral, um cabo de fibra óptica monomodo é adequado para transmissão de dados em longas distâncias. A fibra multimodo é geralmente usada para transmissão de curta distância no data center.

Cumpre esclarecer também que para a implantação desse sistema a Haikan indica a utilização do cabeamento estruturado, pois se trata de um modelo de excelente custo x benefício, pois retorna para você o seu investimento em pouco tempo.

Como funciona a transmissão de dados com um cabo de fibra óptica?

Os cientistas estudam a transmissão de sinais através da luz desde o século XIX. As ondas de luz foram usadas pela primeira vez em tratamentos médicos na década de 1950. Até o momento, a tecnologia de fibra óptica melhorou constantemente. Quantidades crescentes de dados agora podem ser transportados em velocidades mais altas por distâncias cada vez maiores. Assim como acontece com os cabos de cobre, a atenuação é um desafio ao transmitir sinais óticos por fibra óptica. Quanto mais longo o cabo de fibra óptica, menos luz chega de uma ponta à outra. A perda de luz é compensada em longas distâncias por repetidores, que amplificam novamente os sinais óticos.

Em um cabo de fibra ótica, os dados são transmitidos usando luz. Os sinais óticos gerados pelos diodos laser viajam pelas fibras. A transmissão é na velocidade da luz. Esse processo físico aparentemente complexo pode ser basicamente explicado de maneira muito simples. As ondas de luz se propagam na fibra de vidro.

(Fonte: iStock/Reprodução)

O que é a fibra de vidro

A fibra de vidro consiste em um núcleo e um revestimento. Devido à sua natureza, o invólucro protetor externo impede que os sinais saiam do núcleo. A razão para isso é o índice de refração diferente do núcleo e do revestimento, o que garante que as ondas de luz em movimento escapem do revestimento e sejam perdidas para a transmissão do sinal. Em vez disso, eles podem abrir caminho através da fibra e percorrer longas distâncias.

Isso é possível graças a um processo em que outros átomos estranhos são adicionados em quantidades muito pequenas ao material do manto. No caso de um cabo de fibra óptica, são, por exemplo, germânio ou fósforo. Eles se misturam com a areia de quartzo e conferem ao revestimento sua função de refração à luz.

As fibras óticas tornaram-se parte indispensável das redes de comunicação em todo o mundo e são utilizadas na engenharia de comunicações, telecomunicações e muitas outras áreas. E para melhor utilização desses serviços a Haikan recomenda o cabeamento estruturado, que é o mais adequado para a mais perfeita experiência com o sistema.

Diferença entre cabo de fibra óptica e cabo de cobre

Em um cabo de fibra óptica, muitas fibras ópticas são agrupadas. Eles assumem a função de um meio de transmissão em uma rede. A transmissão ocorre por fótons, ou seja, por sinais ópticos de luz. Esta é a diferença essencial para a transmissão de dados via cabo de cobre. Lá, os elétrons são o ímpeto para a transmissão de sinais elétricos. A principal vantagem da tecnologia de fibra óptica é que ela permite taxas de transmissão muito altas.

Além da velocidade, a fibra óptica também ganha pontos com confiabilidade. A interferência eletromagnética não afeta a transferência de dados por cabos de fibra óptica.

Essa vantagem é significativa porque, na era da digitalização e dos aplicativos online, cada vez mais executados em paralelo, uma capacidade de transmissão consistentemente alta atende totalmente às necessidades dos exigentes usuários da internet.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Por que escolher a fibra ótica para a sua empresa

Como você pôde perceber, a fibra óptica é uma tecnologia que revolucionou a forma como lidamos com as redes de computadores. Isso porque ela colaborou com o aperfeiçoamento desse sistema, que já vem mostrando avanços significativos.

Utilizar o cabeamento estruturado com fibra óptica significa trazer o que há de melhor para a sua rede. Portanto, não perca mais tempo! Fale agora mesmo com a Haikan, saiba mais sobre essa tecnologia e faça a instalação imediatamente. O seu negócio só terá a ganhar!

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.