Orçamento Online!

Segurança e Redundância em Sistemas de Cabeamento Estruturado: Garantindo a Confiabilidade

20.03.24 12:04 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra na Haikan como a segurança e redundância em sistemas de cabeamento estruturado garantem a confiabilidade de suas operações. Leia mais!
Um circuito de computador com uma casa em cima
(Fonte: iStock/Reprodução)

O cabeamento estruturado vai além de uma simples organização de cabos, fios e conectores; ele é fundamental para reforçar a segurança das arquiteturas de rede. Uma rede com cabeamento deficiente pode causar congestionamento de dados, instabilidade na conexão de internet, sobrecarregar sistemas de energia ininterrupta e comprometer a segurança eletrônica - entre outros problemas que afetam usuários e negócios -, resultando em perdas evitáveis.

Com a acelerada evolução tecnológica e a crescente integração de dispositivos, especialmente os de Internet das Coisas (IoT), a implementação de um sistema de cabeamento estruturadoadequado se torna ainda mais indispensável. Por isso, compreender e aplicar o cabeamento estruturado é tão importante!

Cabeamento estruturado como investimento para empresas

Investir em equipamentos de ponta para segurança eletrônica, roteadores avançados e sensores modernos é inútil sem uma infraestrutura de suporte adequada. Uma base mal estruturada compromete a eficácia desses dispositivos. 

Soluções de cabeamento são fundamentais para negócios e residências com muitas áreas em comum, garantindo uma troca de dados segura e eficiente entre diferentes pontos.

Imagine a infraestrutura de uma empresa de porte médio, com departamentos como administrativo, vendas, financeiro, comercial e suporte ao cliente. Para operar de forma eficiente, a empresa precisa de um sistema sólido - que inclua segurança eletrônica, fornecimento de energia, controle de acesso a áreas restritas e uma conexão de internet confiável que mantenha as operações em movimento.

Considere os equipamentos, dispositivos e softwares necessários para a operação diária: racks de piso e de parede distribuídos por cada departamento para organização, cabos de rede IP para interconectar os equipamentos, componentes passivos e conectores ópticos - isso sem contar os outros cabos e fontes de alimentação.

Um bom sistema de cabeamento estruturado é essencial para assegurar a estabilidade da rede, reduzir o risco de congestionamento de dados e facilitar a integração de novas estações de trabalho. 

A padronização traz vantagens significativas para os administradores de TI, afinal, a organização com racks e cabos UTP ou passivo ópticos devidamente identificados simplifica a manutenção preventiva e reduz custos. Isso não só prolonga a vida útil do equipamento, mas também garante uma rede mais confiável e duradoura.

É sempre bom lembrar que o cabeamento estruturado deve seguir a norma NBR 14.565 da ABNT, sendo uma tarefa para profissionais qualificados e experientes. Além disso, é necessário utilizar produtos de qualidade e confiabilidade comprovadas.

Entenda a importância da redundância

O progresso tecnológico está em constante evolução e as empresas dependem dele para prosperar. Interrupções nos sistemas podem ter consequências graves, especialmente se afetarem os clientes. 

Por isso, a implementação de redundância em TI tornou-se uma prática comum. Ela é “obrigatória” para assegurar a disponibilidade dos sistemas, redes e dados. Ao replicar os componentes essenciais, aumenta-se a confiabilidade do serviço, garantindo que, mesmo diante de falhas no sistema principal, haja um sistema de backup pronto para entrar em ação.

O propósito da redundância em TI é assegurar a operação ininterrupta dos serviços e a proteção contra a perda de dados. Isso é alcançado por meio de fontes de energia reserva, múltiplas opções de armazenamento e equipamentos duplicados. 

A seguir, entenda a relevância da redundância de TI para a continuidade das atividades empresariais!

Um monte de fios conectados entre si
(Fonte: iStock/Reprodução)

Porque é que a redundância é tão importante?

A redundância, no contexto de TI, refere-se à replicação de elementos vitais do sistema para reforçar a segurança e assegurar plena disponibilidade. É um conceito importantíssimo, pois a falha de um único servidor web pode paralisar todo o sistema. 

Em um mundo altamente tecnológico como é o nosso e com usuários cada vez mais “rigorosos”, qualquer interrupção pode ameaçar a continuidade dos negócios. Com um servidor web redundante, o tráfego é redirecionado automaticamente em caso de falha, mantendo as operações comerciais inalteradas e sem impacto perceptível para os clientes.

Como é que podemos deixar um sistema redundante?

Assegurar a redundância de um sistema é essencial para preservar a operacionalidade contínua e mitigar interrupções. A implementação de redundância requer estratégias meticulosas para assegurar que o sistema permaneça operacional, mesmo diante de falhas ou interrupções. 

Desde a replicação de componentes cruciais até a adoção de backups e sistemas de failover, diversas abordagens são utilizadas para reforçar a redundância de um sistema. Acompanhe!

Fontes de energia

Neste contexto, a redundância é implementada por meio de baterias que asseguram a operação contínua do local, mesmo na ausência de fornecimento da rede elétrica. É recomendável também o investimento em geradores de energia, que podem sustentar as demandas do sistema até que a rede elétrica pública seja restabelecida.

Redes

A redundância de rede assegura a duplicação dos componentes do sistema de fornecimento de internet, requerendo no mínimo duas vias de conexões distintas. A intenção é manter a conectividade ativa mesmo diante de falhas em componentes ou serviços. 

Portanto, se ocorrer um problema com o provedor de internet de uma empresa, uma alternativa de acesso estará disponível. O ideal é que a conexão de backup seja feita sem fio, garantindo a continuidade da rede mesmo que o problema seja de natureza física.

Duas mãos se apertando com um fundo azul
(Fonte: iStock/Reprodução)

Dados

A redundância de dados tornou-se um aspecto fundamental, especialmente porque os dados são o “coração” do mundo dos negócios hoje em dia. É preciso que os dados estejam sempre acessíveis, mesmo diante de ataques cibernéticos. 

Por isso, é essencial a implementação de uma estratégia de disaster recovery que alie políticas e procedimentos eficazes para a rápida restauração dos dados e a retomada das operações após um incidente. 

A Haikan traz um serviço completo de instalação e/ou manutenção do sistema de cabeamento responsável por garantir o correto funcionamento dos equipamentos de CFTV alarmes e controle de acesso. Entre em contato para descobrir mais sobre como essa solução pode beneficiar seu negócio.

HAIKAN - INFRA ESTUTURA E TI

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!