Orçamento Online!

Redes Empresariais Eficientes: Além do Básico com Cabeamento Estruturado

11.10.23 16:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Dados
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A eficiência no mundo empresarial é a chave para o sucesso da empresa, e para isso é fundamental que se tenha organização na infraestrutura de rede. 


As redes empresariais são o alicerce em qualquer organização moderna, permitindo uma comunicação mais eficaz, o comportamento de recursos e o acesso rápido e fácil às informações. 


No entanto, se deseja aumentar a eficiênciaé fundamental implementar o cabeamento estruturado. Saiba mais neste artigo como o cabeamento estruturado pode contribuir para uma infraestrutura de rede empresarial mais eficiente. Acompanhe!


Você está pronto para levar a eficiência da sua infraestrutura de rede empresarial a um novo patamar? O nosso eBook gratuito 4 Pilares do Cabeamento Estruturado" é a sua chave para conquistar uma rede mais ágil, organizada e eficiente.

Componentes das Redes Empresariais

As redes empresariais são compostas por:


  • Roteadores e switches: dispositivos que formam o núcleo da rede, roteam o tráfego de dados e garantem que os mesmos cheguem ao seu destino.

  • Servidores: são responsáveis por armazenar os dados e aplicativos essenciais, garantindo que todos os usuários tenha um acesso rápido e seguro a informações críticas.

  • Cabos e conexões: é a forma como os dispositivos na rede se conectam fisicamente.

  • Segurança de Rede: proteger a rede contra ameaças cibernéticas é uma prioridade. Isso inclui firewalls, detecção de intrusão e outros dispositivos de segurança.

  • Gerenciamento de Redes: para ter ferramentas e processos eficazes para monitorar e gerenciar a rede e garantir o seu desempenho ideal.

  • Políticas de Acesso: é necessário ter o controle de quem tem acesso e em quais partes da rede para manter a segurança e a integridade dos dados. 

  • Wireless (Wi-Fi): conectividade sem fio, essencial para a mobilidade e comodidade dos funcionários.

Quais os tipos de cabo utilizado em uma rede de cabeamento estruturado?

Os cabos metálicos são de cobre, com uma proteção ao seu entorno contra interferências eletromagnéticas. São responsáveis por transmitir os dados por impulsos elétricos, enquanto que a fibra óptica realiza a comunicação por sinais luminosos


Esta fibra é composta por um filete de vidro mais fino que um fio de cabelo, que é por onde os sinais trafegam. Esse método garante mais velocidade e elimina possíveis interferências que aconteceriam com os cabos metálicos. 


Se as empresas desejam mais velocidade, a escolha correta é a fibra óptica, no entanto, ela possui um custo mais elevado, o que pode ser um obstáculo. Sendo assim, recomenda-se o uso de cabos metálicos.


Em empresas com sistema híbrido, por exemplo, podem ser implementados os dois tipos de cabeamento estruturado, cada um atuando em diferentes funções e setores. 


Outro ponto importante na escolha do melhor tipo de cabeamento é a largura de banda, além da qualidade desejada para a transmissão de informações pela rede de cabeamento estruturado da empresa.

Qual o papel do cabeamento estruturado?

Homem mexendo ao notebook com cabeamento estruturado ao fundo
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Apesar de todos os elementos serem importantes, o cabeamento estruturadoé fundamental na criação de redes empresariais mais eficientes e confiáveis. 


O cabeamento estruturado consiste em uma abordagem para uma instalação de cabos de rede, conectores e hardware mais padronizada. Veja abaixo qual o papel do cabeamento estruturado nas redes empresariais:


  1. Precisa ser flexível: o cabeamento estruturado é projetado para ser flexível e escalável, onde é possível adicionar ou até mesmo alterar dispositivos na rede, sem a necessidade de ter uma grande infraestrutura física. 

  2. O cabeamento estruturado precisa ser organizado: com a padronização do cabeamento fica mais fácil manter a ordem e organizar os cabos para evitar confusões e também facilitar na manutenção.

  3. Melhora o desempenho: um cabeamento bem projetado e implementado melhora significativamente o desempenho da rede, reduzindo a latência e a perda de pacotes.

  4. Redução de custos: o cabeamento estruturado economiza dinheiro a longo prazo, pois torna mais fácil a manutenção e a atualização da rede

Como implementar o cabeamento estruturado em redes empresariais?

O primeiro passo é criar um plano detalhado que leve em consideração as necessidades atuais e futuras de sua empresa. Isso inclui determinar o tipo de cabos a serem usados, a localização dos pontos de terminação e a capacidade de expansão.


Todo o planejamento leva em conta o tipo de edificação, os equipamentos, a quantidade de dados e a atividade realizada nas empresas. Com base nisso é definido o tipo de cabeamento, o layout da rede de dados, representada em várias plantas baixas. 


Há vários layouts, ou topologias, que consiste na organização dos cabos e equipamentos da rede. Definido o layout, são projetadas as plantas com o trajeto dos cabos, posicionamento dos backbones, roteadores e entre outros equipamentos.


A seleção dos componentes é fundamental, e entre os principais estão: cabos, conectores, painéis de conexão e gabinetes de distribuição. Escolha produtos de alta qualidade que atendam aos padrões da indústria.


Selecionado os componentes inicie a instalação do cabeamento. A instalação deve ser feita por profissionais qualificados e experientes, pois é necessário seguir algumas normas de instalação e assim garantir um bom desempenho da infraestrutura de rede.


Depois de instalado, os cabos devem ser testados e certificados, de forma que atendam aos padrões de desempenho, como os testes de: continuidade, impedância e perda de sinal. Também é importante manter a documentação completa, de diagramas de rede, etiquetas nos cabos e registros de todos os componentes utilizados. 


O cabeamento estruturado requer um programa de gerenciamento e manutenção contínua como inspeções regulares, limpezas e reparos necessários.

O futuro do cabeamento estruturado

Cabos
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Com o avanço da tecnologia, o cabeamento estruturado continua a evoluir para atender às demandas de conectividade. A introdução do 5Ge o aumento da Internet das Coisas (IoT) estão mudando o cenário empresarial.


Além dos benefícios técnicos mencionados, o cabeamento estruturado também tem umimpacto ambiental positivo. Quando se implementa uma infraestrutura de alta qualidade, há uma menor pegada de carbono dos edifícios e aumenta a eficiência operacional. 


Os edifícios empresariais também apresentam a capacidade de integrar sistemas de automação predial e eliminação, os edifícios se tornam mais eficientes e ecológicos. 

Você deseja redes empresariais mais eficientes e organizadas?

Se você deseja saber mais sobre como implementar com sucesso o cabeamento estruturado em sua empresa, baixe nosso eBook gratuito: “4 Pilares do Cabeamento Estruturado.”


Não perca a oportunidade de melhorar a eficiência da sua infraestrutura de rede e impulsionar o sucesso do seu negócio. Baixe o eBook agora e leve sua empresa para o próximo nível em termos de infraestrutura de rede. A eficiência está ao seu alcance!


Não espere mais para aprimorar sua infraestrutura de rede. Faça o download do eBook “4 Pilares do Cabeamento Estruturado” e inicie sua jornada em direção a uma rede empresarial mais eficiente, organizada e poderosa.


Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu Nome? *
Qual o seu WhatsApp? *

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!