Orçamento Online!

Rede de computadores: quais são os principais tipos

04.04.23 15:16 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
(Fonte: iStock/Reprodução)

Conheça neste artigo quais os principais tipos de rede de computadores e como elas influenciam no desenvolvimento do seu trabalho.

Você quer saber mais sobre redes de computadores e como elas influenciam no dia a dia da sua empresa? Então acabou de chegar ao lugar certo, pois aqui iremos lhe explicar isso e muito mais, em detalhes. Queremos que compreenda como esse modelo de tecnologia contribui com o seu trabalho e por que não se deve abrir mão de ter a melhor alternativa em relação ao tema.

A alternativa a que nos referimos é o sistema de cabeamento estruturado, que pode lhe fornecer ótimas experiências com a sua rede de computadores. No decorrer desse post iremos lhe explicar isso e muito mais. Portanto, vem com a Haikan para descobrir tudo sobre o assunto!

O que é uma rede de computadores?

Em tecnologia da informação (TI), uma rede é uma combinação de vários computadores ou outros dispositivos, como smartphones ou câmeras IP, que se comunicam entre si, ou seja, podem trocar dados.

Para atingir esse significado e importância, a rede de computadores deve conter pelo menos os seguintes componentes:

  Dois ou mais computadores (equipados com adaptadores de rede) que tenham algo para transmitir;

  Um caminho com ou sem fio, chamado meio de transmissão, para passar sinais entre computadores;

  Regras, chamadas de protocolos, para que os computadores possam se comunicar, ou seja, use o formato definido da mensagem.

As redes de computadores de hoje contêm não apenas computadores pessoais, mas também outros tipos de computadores e uma variedade de dispositivos de comunicação.

A conexão com fio é bastante eficiente porque oferece mais estabilidade e qualidade ao sinal. Sendo assim, recomendamos fortemente o sistema de cabeamento estruturado, pois ele fornece esses benefícios com o diferencial de ser feito para maior durabilidade e facilidade de manutenção.

Como funciona esse sistema?

A WLAN doméstica (rede local sem fio) é um bom exemplo de como funciona esse sistema. Os vários dispositivos da residência são conectados sem fio ao roteador, que atua como o nó central (servidor) da residência. O próprio roteador, por sua vez, está conectado a uma rede muito maior, que é a Internet.

Como os dispositivos estão conectados ao roteador como clientes, eles podem usar o mesmo recurso que o servidor, ou seja, a Internet, como parte da rede. Além disso, os dispositivos também podem se comunicar entre si sem a necessidade de estabelecer uma conexão direta em cada caso. Por exemplo, você pode enviar um trabalho de impressão para uma impressora habilitada para WLAN no computador sem primeiro conectar a impressora ao computador com o cabo.

Antes que as redes prevalecessem em sua forma atual, a comunicação entre diferentes computadores e dispositivos finais era bastante incômoda. Os computadores eram conectados usando cabos LAN. Dispositivos periféricos também podiam ser usados ​​em conjunto por meio de caixas de comutação mecânicas (interruptores). Devido à limitação física (comprimento do cabo), no entanto, os dispositivos e computadores sempre tiveram que estar muito próximos uns dos outros.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Para que servem esses sistemas? 

Este sistema de informação interligado em rede oferece flexibilidade na transferência de dados, impressão remota, acesso a arquivos de outros usuários e alteração em seu banco de dados, entre muitas outras coisas.

Uma das grandes vantagens é que você pode transmitir grandes quantidades de dado ao mesmo tempo. Isso não é pouca coisa, pois é considerado por muitos como um fator chave de sucesso em vários empreendimentos comerciais. Por exemplo, você pode entrar no YouTube para transmitir o vídeo para um computador ou dispositivo SmartTV através de uma rede Wi-Fi, evitando assim cabos irritantes e confusos para quem assiste ao vídeo.

Em ambientes de trabalho, as redes de computadores são muito bem sucedidas quando você precisa de poucas impressoras para muitos computadores, permitindo que as empresas evitem despesas adicionais com a compra de hardware. Suponha que eles se tornem mais eficientes porque obtêm o melhor desempenho ao comprar um único dispositivo.

Quais os principais tipos de rede de computadores existem?

O principal objetivo de conectar computadores a uma rede é fornecer aos usuários a oportunidade de acessar vários recursos de informação (por exemplo, documentos, programas, bancos de dados, etc.), distribuídos entre esses computadores e compartilhá-los. Uma característica importante de qualquer rede de computadores é a extensão do território que cobre. A largura de cobertura será determinada pela distância mútua dos computadores que compõem a rede e, portanto, afeta as soluções tecnológicas escolhidas na construção da rede.

As redes informáticas de transmissão de dados são o resultado da revolução da informação e poderão constituir o principal meio de comunicação no futuro. A tendência mundial de conectar computadores a uma rede se deve a uma série de razões importantes, como a aceleração da transmissão de mensagens informativas, a possibilidade de troca rápida de informações entre os usuários, o recebimento e transmissão de mensagens (fax, e-mails, conferências eletrônicas, etc.).

Atualmente, é costume dividir as redes existentes principalmente com base no território.

(Fonte: iStock/Reprodução)

Redes locais (LAN - Local Area Network)

As redes locais geralmente incluem redes cujos computadores estão concentrados em áreas relativamente pequenas (menos de 2000 m). Um exemplo de rede local é a rede de uma pequena empresa localizada em um ou mais prédios. O pequeno tamanho das redes locais permite o uso de tecnologias bastante caras e de alta qualidade para sua construção, o que garante alta velocidade de troca de informações entre computadores.

Redes globais (WAN - Wide Area Network)

Construída com base em canais comutados ou dedicados de redes existentes ou GAN - Global Area Network - construída com base no uso de linhas de comunicação via satélite e terrestre). As redes globais incluem redes projetadas para conectar computadores individuais e redes locais localizadas a uma distância considerável (centenas e milhares de quilômetros) umas das outras. Como a organização de canais especializados de comunicação de longa distância de alta qualidade é bastante cara, as linhas já existentes (por exemplo, linhas telefônicas ou telegráficas) que não foram originalmente destinadas à construção de redes de computadores são frequentemente usadas em redes globais. Nesse sentido, a velocidade de transferência de dados nessas redes é significativamente menor do que nas redes locais.

Redes regionais (MAN - Metropolitan Area Network)

Existem redes semelhantes dentro de uma determinada região (cidade, distrito). Cada uma dessas redes faz parte de alguma rede global e possui uma especificidade especial, mas não difere em relação à rede global. No entanto, para a construção de tais redes, são utilizadas linhas de comunicação digital de alta qualidade, que permitem a interação em velocidades relativamente altas em comparação com as redes globais

Como o cabeamento estruturado pode ajudar na otimização da sua rede

O cabeamento estruturado oferece mais estabilidade e qualidade ao sinal da sua rede, por isso ele torna mais eficiente o trabalho em toda a organização. E a isso precisamos acrescentar, ainda, que se trata de um sistema que tem longa durabilidade e não costuma apresentar problemas se as manutenções forem feitas de maneira adequada.

Portanto, trata-se de uma excelente alternativa para a sua rede de computadores e a Haikan está disponível para ajudar a projetar, instalar e utilizar adequadamente. Fale com a nossa equipe de especialistas e descubra de que maneira podemos lhe auxiliar nesse processo

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.