ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

Qual a diferença entre memória RAM e memória ROM? Saiba qual diferença das 2 memórias

29.01.21 22:13 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Memórias RAM e ROM

Qual a diferença entre memória RAM e memória ROM

Se você está pensando em comprar um computador, ou simplesmente, gostaria de entender melhor como ele funciona, sabe o que é a memória RAM.

Ouvimos muito falar de memória quando compramos um computador, sendo um dos principais aspectos que podem trazer um diferencial na hora da sua compra.

Portanto, é muito importante saber que existem diferentes tipos de memória, e que cada uma tem um padrão de tamanho e de preço.

Assim, você consegue escolher melhor o seu produto, de acordo com a sua necessidade. Então, continue lendo o artigo até o final para saber a diferença entre os dois principais tipos de memória.

O que é memória RAM e memória ROM?

É muito comum na hora de escolher um computador não saber quais são os componentes importantes aos quais você deve ficar atento.

Um os principais componentes de um computador, e que garantem um bom uso, é a sua memória, mas muitas pessoas não sabem muito bem para que elas servem.

Afinal, o seu computador tem uma memória, que serve para armazenar todos os dados e informações necessárias para a sua utilização.

Entretanto, os computadores possuem dois tipos de memórias, a memória RAM e a memória ROM, e muitas pessoas não sabem o que é cada uma delas.

Por isso, separamos aqui as principais características de cada uma dessas memórias para você entender o que significam.

Memória RAM

Qual a diferença entre memória RAM e memória ROM

memória RAM significa memória de acesso aleatório e é volátil. Isso significa que ela serve para armazenamento temporário no seu computador.

Então, essa memória será responsável por armazenar os arquivos que você está trabalhando no momento que você os está utilizando. Por isso, é um armazenamento temporário.

Então, esse tipo de memória, volátil, armazena as informações apenas enquanto você as está utilizando.

Isso significa que quando você desligar ou reiniciar o seu computador, essas informações serão apagadas.

Para entender melhor como isso acontece, é preciso entender que nesse caso as informações ficam armazenadas em transistores que funcionam através de correntes elétricas.

Portanto, quando não há corrente elétrica, os dados que estavam ali armazenados acabam desaparecendo.

Na prática, pense que todas as vezes que você solicita qualquer informação, ou arquivo, no seu computador, elas são recuperadas de um disco de armazenamento.

Assim, os dados passam a ficar armazenados na memória RAM e independentemente de você trocar de página ou programa, elas estarão ali disponíveis para você.

Além disso, é possível que o usuário altere a memória RAM, podendo a atualizar e até mesmo a expandir caso você precise de mais espaço de armazenamento.

Mas, lembre-se que sempre que você tira a corrente elétrica, ou seja, desliga o computador, essa memória é limpa e todo o processo se inicia de novo.

Memória ROM

Ao contrário da RAM, a memória ROM não é volátil e tem como objetivo armazenar as informações permanentemente.

Então, é a memória que irá armazenar as informações permanentes que o seu computador deve ter para o seu bom funcionamento, como as suas instruções.

Portanto, quando estamos falando de uma memória que não é volátil, estamos falando de uma memória fixa, que fica armazenada permanentemente.

Isso significa que ela não depende de nenhuma corrente elétrica para que os seus dados sejam salvos, não importando se você desliga o computador ou não.

Na prática, esses dados são armazenados em um chip ou células individuais, através de um código binário, fazendo com que a informação não seja perdida com a falta de energia.

Portanto, essa memória é utilizada para as informações do computador que não alteram, como por exemplo a inicialização do software, e por isso ela não pode ser mexida pelos usuários.

Principais diferenças entre memória RAM e memória ROM

Então, deu para entender na teoria a grande diferença entre os dois principais tipos de memória de um computador.

Enquanto um serve para armazenar memórias temporárias, outro serve para armazenar as memórias permanentes do seu computador.

Ou seja, a memória RAM é utilizada para que seja possível rodar aplicações quando o computador está ligado, conforme você vai mexendo no computador.

Uma vez que o computador desliga, a memória RAM se reinicia e apenas a ROM continua funcionando, porque ela não precisa de corrente elétrica para armazenar as suas informações.

Então, a RAM serve mais para quando você está utilizando o computador e precisa de uma informação rápida, tornando possível que essa informação possa ser acessada a qualquer momento.

Enquanto isso, a ROM, presente no chip está principalmente associada a iniciação do computador e do sistema, contendo todas as suas informações básicas.

Mas, onde essas memórias são encontradas?

Na prática, como saber quando você utiliza cada uma delas? A RAM é encontrada em diversos dispositivos, como:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Smartphone;
  • E muito mais.

Já a memória do tipo ROM vem em chips e em armazenamento físico de mídia, como CDs e cartuchos.

Para ficar mais fácil de entender como realmente funciona esse sistema, imagina que quando você está ligando o seu computador, você acessa a memória ROM.

Pois, ela irá indicar para o computador como ligar, por exemplo. Mas, as tarefas que ocorrem depois que você liga, são de responsabilidade da RAM.

Comparando com uma impressora, a ROM é responsável por indicar como a impressora deve imprimir, e a RAM pela impressão.

Por isso, a memória ROM normalmente tem uma capacidade menor, pois ela não precisa ter um espaço tão grande, por trabalhar com informações e dados pequenos e limitados.

Em geral, uma memória ROM tem até 4MB de memória, o que faz com que seja menor e também mais barata.

Como as RAM trabalham com mais dados, por serem utilizadas em tarefas rotineiras, elas podem e devem ter uma capacidade maior, podendo ser 16 GB ou até mais, o que faz com que ela seja bem mais cara.

Conclusão

Então, agora você sabe o que é a memória RAM e qual é a sua diferença para a memória ROM.

Enquanto uma é maior, mais cara e armazena informações temporariamente, outra além de menor, continua armazenando mesmo com o computador desligado. E ai, você entendeu a diferença? Deixe aqui o seu comentário.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui