Orçamento Online!

Qual a diferença entre CPU e gabinete?

04.01.21 19:57 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Muitas pessoas confundem CPU com gabinete e não sabem exatamente qual a diferença entre esses dois dispositivos.

Na hora de escolher um computador, é importante saber o que esses dispositivos fazem, para que você pegue aquele que mais se encaixa nas suas necessidades.

Pois, apesar de muita gente confundir, o CPU e o gabinete são dois dispositivos muito diferentes do computador. Portanto, separamos aqui todas as informações que você precisa para escolher bem o seu computador de acordo com a sua utilização

O que é e qual a diferença entre CPU e gabinete?

Entre os muitos componentes de um computador, os dois que confundem muitos usuários é o gabinete e o CPU do seu computador.

Afinal, se você não entende muito de computador, já pode ter lido esses nomes e termos por aí e não saber exatamente o que é cada um e quais as suas diferenças.

Portanto, separamos um texto explicando o que é o gabinete do computador e o que é o CPU, para que você entenda a diferença entre os dois.

O que é gabinete?

Com o notebook, muitas pessoas acabam não tendo um gabinete e esse conceito acaba se perdendo.

Pois, o gabinete é aquele compartimento retangular do seu computados, onde tem o botão de ligar e desligar. Mas, essa não é a sua função.

Na verdade, o gabinete é um hardware, pois é a parte física do seu computador, que tem como responsabilidade proteger a fonte de energia e a placa mãe do aparelho.

A função do gabinete do computador é proteger todos os dispositivos que compõem um computador e fazem com que ele funcione.

Ou seja, é na verdade uma capa para armazenar os dispositivos físicos necessários para o bom funcionamento do seu computador.

Sendo assim, é uma caixa que tem dentro dela diversos dispositivos importantes, como:

  • Memória RAM;
  • Placa mãe;
  • Fonte;
  • HD;
  • CPU;
  • E muito mais.

Geralmente, o gabinete ainda tem espaço para DVD e portas de entrada USB, utilizadas tanto para pen drive quanto para mouse e teclados.

Além disso, são muitos os fios e placas dentro do gabinete, o que pode ser uma confusão para quem não entende do assunto.

O que é o CPU?

Como você viu na explicação do gabinete, o CPU na verdade é um dispositivo que fica armazenado dentro do gabinete. Mas, para que serve?

Muitos consideram o CPU um dos dispositivos mais importantes de um computador, pois é essencial para o seu funcionamento.

Na verdade, o CPU é o processador do seu computador, e significa "Unidade central de processamento".

Sendo assim, é considerado o cérebro do seu computador. Afinal, é o dispositivo que consegue fazer matemática.

Ou seja, é o dispositivo do seu computador capaz de fazer cálculos, para que as informações sejam processadas e utilizadas da maneira correta.

Quando solicitamos uma ação para o nosso computador, para o resultado chegar ne tela na forma que desejamos, o processador deve fazer muitos cálculos que não vemos.

E quem é responsável por isso é o CPU, fazendo com que a resolução desses cálculos seja entregue para você.

Na prática, quando você insere qualquer informação no seu computador, ou solicita qualquer ação, o CPU será o responsável por processar essas informações.

E ele irá manipular esses dados, realizando operações lógicas e de matemática para mostrar o resultado final na sua tela.

São vários os tipos de processador que você pode encontrar no mercado, sendo as principais marcas para isso a Intel e AMD.

Se você quiser saber mais como funciona, ou quiser identificar o que é o CPU, fisicamente, dentro do seu gabinete, não é tão difícil.

Pois, o seu processador fica ligado diretamente à sua placa mãe. Essa ligação é feita por um soquete, que é responsável por levar a energia que o CPU necessita para fazer o computador funcionar.

Por isso, na hora de comprar, você precisa ver se o soquete é compatível com o seu CPU e se o CPU é compatível com a sua máquina. 

Principais diferenças entre CPU e gabinete

Agora que você leu a definição desses dois componentes do computador, ficam bem claras as suas diferenças né. Mas, muitas pessoas confundem ainda porque o CPU fica dentro do gabinete.
Então, muitas pessoas acabam chamando o CPU de gabinete quando na verdade existe muita diferença.
Como foi falado anteriormente, o gabinete é praticamente uma carcaça, tendo como função proteger os dispositivos internos do computador de uma exposição que possa prejudicar o seu funcionamento.
Já o CPU é um desses dispositivos internos que precisam ser protegidos pelo gabinete, afinal é considerado por muitos a peça mais importante do computador.
Por ser uma peça de inteligência e lógica, ela é diretamente responsável pela velocidade do seu computador.
Ou seja, pela velocidade com que o seu programa roda os programas e as suas solicitações.
Por isso, quando você vai comprar um CPU você pode escolher de diferentes tamanhos, como por exemplo 32 ou 64 bits, sendo melhor escolher dependendo de como você utiliza o seu computador.
Pois, se você utiliza muitos programas pesados, você precisa de um processador com maior capacidade para garantir a velocidade do seu computador.
Então, um CPU com capacidade de 64 bits acaba sendo mais utilizado por conseguir trabalhar com uma quantidade maior de dados.
Além disso, ele permite o suporte de uma maior quantidade de memória RAM, fazendo com que o seu sistema rode com mais facilidade.

Conclusão

Então, agora você sabe a diferença entre o CPU, que é o cérebro, o processador do seu computador, e o gabinete.

Enquanto o gabinete é apenas um compartimento externo que tem como função proteger os dispositivos internos, o CPU é responsável pelo processamento dos dados.

Portanto, na hora de escolher um computador, fique atento a capacidade do seu CPU pois isso irá indicar a velocidade de processamento do seu computador.

E aí, esse artigo tirou as suas dúvidas? Se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, deixe aqui um comentário que iremos lhe ajudar.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.