Orçamento Online!

Desafios das Redes Empresariais: Supere Obstáculos com Tuning de Rede

09.10.23 19:00 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Mulher no notebook
(Fonte: Freepik/Reprodução)

As redes empresariais são fundamentais para o funcionamento eficiente das empresas, elas são a base que conecta todos os dispositivos, sistemas e colaboradores, permitindo que haja troca de informações e o acesso aos recursos essenciais. 


No entanto, elas podem apresentar alguns obstáculos que prejudicam o seu desempenho e a segurança. 


Veja neste artigo os principais obstáculos que as redes empresariais enfrentam e como o tuning de rede pode ser a chave para o bom funcionamento. Acompanhe!


Saiba mais sobre o tuning de rede, baixando o nosso ebook gratuito!

Obstáculos nas Redes Empresariais

As redes empresariais podem enfrentar alguns obstáculos que impedem o bom desempenho operacional. Veja a seguir alguns desses fatores:

Crescimento exponencial do tráfego de dados

Com o aumento no volume de dados gerados e na demanda operacional, como: dados de clientes, transações, comunicações internas e externas e uma variedade de aplicativos e serviços em nuvem, as redes empresariais enfrentam uma pressão crescente para lidar com o tráfego massivo de dados

Latência e desempenho inadequados

Um dos principais vilões das redes empresariais é a latência, quando elevada, a comunicação entre os dispositivos e servidores é lenta, o que pode prejudicar a produtividade e a experiência dos usuários. 


Um desempenho inadequado da rede resulta em atrasos operacionais, nas transações comerciais e frustração geral.

Segurança cibernética

Uma preocupação constante das redes empresariais é a segurança cibernética. com o aumento das ameaças cibernéticas, as empresas precisam proteger os dados confidenciais e implementar sistemas contra invasões e ataques maliciosos e assim garantir a integridade e a confidencialidade dos dados.

Complexidade da infraestrutura

Com o crescimento das empresas, a infraestrutura de rede se torna mais complexa, pois também há um aumento na quantidade de dispositivos e também novos aplicativos são implementados. Ter uma manutenção da infraestrutura de rede complexa pode ser um grande desafio. 

Dimensionamento inadequado

Homem segurando notebook e olhando celular
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Outro fator que pode ser um problema quando há um crescimento na empresa é o dimensionamento inadequado, que é quando a infraestrutura de rede não acompanha o crescimento da empresa. Isso pode resultar em gargalos de tráfego e desempenho abaixo do ideal. 

A Solução para redes empresariais com melhor desempenho: Tuning de Rede

O tuning de rede é um conjunto de práticas que ajuda a otimizar o desempenho e a eficiência das redes empresariais. Entre as medidas estão: ajudar cuidadosamente os componentes da rede, como: roteadores, switches, firewalls e sistema de armazenamento, para atender as necessidades da organização. 

Otimização de largura de banda

Para lidar com o crescimento do tráfego de dados, o tuning de rede otimiza a largura de banda que está disponível. Para isso é necessário alocar recursos de rede para priorizar aplicativos e serviços, de forma que eles tenham largura de banda suficiente para o seu pleno funcionamento. 

Redução de latência

Outro ponto importante é a redução da latência por meio de políticas de QoS (Qualidade de Serviço), que garantem que aplicativos sensíveis à latência tenham prioridade na rede. 


A otimização da topologia da rede e a escolha de equipamentos de rede de baixa latência também desempenha um papel importante nas redes empresariais. 

Simplificação da infraestrutura

O tuning de rede é uma alternativa para simplificar a arquitetura de rede. Por meio da virtualização, consolidação dos servidores e a eliminação dos componentes desnecessários, uma infraestrutura de rede mais simples é mais fácil de gerenciar e manter.

Escalabilidade

Além dos desafios acima, o tuning de rede também aborda problemas do dimensionamento inadequado, pois ele permite que as organizações ajustem a infraestrutura de rede à medida que crescem, garantindo assim que a rede lide com o aumento da carga de trabalho. 

Esse processo envolve a implementação de soluções escaláveis que podem ser expandidas conforme necessário.

Como implementar o tuning de rede

A implementação adequada do tuning de rede necessita de planejamento e expertise técnica, veja a seguir o passo a passo:

1. Avaliação da rede existente

A primeira etapa da implementação do tuning de rede é realizar uma avaliação da rede já existente, identificando os gargalos do desempenho, a vulnerabilidade da segurança e as áreas onde a infraestrutura pode ser simplificada.

2. Definição de metas e objetivos

Com base na avaliação da rede, é importante definir metas e objetivos claros para o tuning de rede. As principais metas e objetivos das empresas são:


  • Melhor desempenho, aumentando a velocidade e a eficiência das redes para que aplicativos e o sistema funcione sem qualquer interrupção.


  • Menor latência, para garantir uma comunicação rápida e responsiva.


  • Maior disponibilidade, reduzindo o tempo de inatividade não planejado e mantendo a continuidade das operações.


  • Fortalecer as medidas de segurança para proteger os dados das empresas e informações sensíveis.


  • Garantir que os clientes tenham acesso rápido e seguro nos serviços online. 


  • Simplificar a gestão da rede e reduzir a carga de trabalho da equipe de TI. 


  • Reduzir o consumo de energia e contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

3. Seleção de ferramentas e tecnologias

Metas e objetivos definidos, agora é selecionar as ferramentas e tecnologias que serão necessárias para realizar o tuning de rede, que podem ser equipamentos de alto desempenho, implementação de software de segurança cibernética e entre outros. 

4. Implementação de políticas de QoS

Para reduzir a latência e aprimorar o desempenho da rede, é essencial implementar as políticas de QoS, que garante que a rede atenda às necessidades específicas de aplicativos críticos, de forma que sejam prioridades na alocação de largura de banda. 


Essas políticas permitem que as empresas priorizem o tráfego de acordo com as necessidades da empresa. Por exemplo, uma reunião por videoconferência pode ser prioridade máxima e assim garantir uma comunicação mais clara. 

5. Treinamento da equipe

Homem apontando para tela do notebook enquanto o outro ve, os dois riem
É fundamental garantir que a equipe de TI que irá lidar com o tuning de rede seja treinada e capacitada para realizar as alterações necessárias. 

Supere obstáculos com Tuning de Rede: Baixe o nosso ebook e saiba mais!

As redes empresariais são fundamentais para o funcionamento eficiente das empresas, elas são a base que conecta todos os dispositivos, sistemas e colaboradores, permitindo que haja troca de informações e o acesso aos recursos essenciais.


Não perca a oportunidade de aprimorar a eficiência da sua rede empresarial. Baixe agora o nosso e-book gratuito "Tuning de Rede e Site Survey" e descubra como superar os obstáculos, melhorar o desempenho e fortalecer a segurança da sua rede corporativa.


Garanta o sucesso da sua empresa com uma rede mais ágil e responsiva. Baixe o nosso eBook e tenha acesso ao conhecimento que fará toda a diferença para o seu negócio.

Obtenha uma  Análise Gratuita  da sua Infraestrutura de TI!

Você está enfrentando desafios com a sua infraestrutura? Nós estamos aqui para ajudar! 


Como especialistas em soluções de TI, oferecemos uma consultoria especializada e análise completa da sua infraestrutura de forma totalmente gratuita.


Nossa equipe de profissionais altamente qualificados irá avaliar a sua infraestrutura atual, identificar possíveis pontos de melhoria e fornecer recomendações personalizadas para otimizar o desempenho do seu ambiente de TI.

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.