ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

Como funciona a infraestrutura de uma empresa de TI

26.11.20 22:39 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Você sabe como funciona a infraestrutura de uma empresa TI? Em primeiro lugar você sabe o que é TI? Para muitos essa é a profissão do século XXI e começou a ser popularizada após os anos 2010, com a expansão da internet.

Mas como nós vamos ver o profissional de TI vai muito além do que simplesmente alguém que cuida da internet.

E como nós dissemos acima assim como a função de TI começou a crescer muitas pessoas começaram a abrir empresas privadas de TI, como uma opção para as grandes empresas. Pois para muitas é mais viável contratar uma pequena empresa de TI do que montar um setor nesta área.

Por isso hoje vamos esclarecer todos estes pontos obscuros para muitas pessoas. Qual a função de um profissional de TI? Por que é mais vantajoso se contratar uma empresa terceirizada de TI? E principalmente como funciona a infraestrutura de uma empresa de TI?

O que faz um profissional de TI

Embora seja muito mais lembrado como a pessoa que cuida da internet, o profissional de TI vai muito além disso. Ele é responsável por gerenciar as informações de uma empresa criando e a distribuindo em redes de computadores. Além de lidar com processamento de dados, manutenção de máquinas e engenharia de software.

E hoje em dia a principal função de um profissional de TI é proteger as informações de determinada empresa. Assim ele busca criar estratégias de segurança visando sempre a proteção das informações da empresa e evitar que as mesmas sejam invadidas.

Como você pode ver o setor de TI é um setor que deve estar constantemente alinhado com outros setores. Por isso é exigido que o profissional de TI seja um profissional dinâmico e com boa capacidade de trabalhar em grupo. 

Mas vamos ver o por que muitas empresas ainda optam por contratar o serviço de TI de um terceirizado ao invés de montar um setor próprio.

Por que contratar o setor terceirizado?

A resposta é muito simples é mais barato. Basta pensar que para se contratar uma equipe de TI é preciso contratar em média de 4 á 6 pessoa, o setor de TI é um setor que funciona 24 horas por dia.

Ou seja você terá de pagar plantonistas além de pagar um supervisor que na maioria das vezes recebe sobreaviso. 

Como pode ver é muito caro ter um setor de TI próprio, principalmente quando se é uma pequena e até mesmo uma média empresa.

Por esta razão muitas empresas preferem contratar um serviço de TI de um terceirizado.

Pois sendo um terceiro as preocupações com 13º salário, INSS, FGTS desaparecem. Todo mês você irá pagar um valor fixo para uma empresa terceirizada que irá se responsabilizar por tudo isso.

Além de em alguns casos a empresa fornecer se responsabilizar pelos aparelhos necessários para realizar a manutenção e em alguns casos até fornecer as máquinas como Impressoras e scanners.

Desta forma como você pode ver acaba saindo bem mais barato se contratar este setor por fora. Seja pelos custos com funcionários ou pelos custos com máquinas e aparelhos.

Mas agora vamos entender um pouco melhor como funciona a infraestrutura de uma empresa de TI.

Como funciona a infraestrutura de uma empresa de TI?

Os componentes que compõe a infraestrutura do setor de TI vão desde o departamento pessoal até o Maquinário. Assim os componentes principais que fazem parte do setor de TI são Hardware e software, Internet e Pessoas. Vamos ver melhor cada um deles:

Hardware e software

De modo geral um não funciona sem o outro. O que diz respeito ao software eles são os aplicativos de atividade e planejamentos de recursos empresariais. Eles podem ser comprados desenvolvidos pela equipe de TI.

Já o Hardware se diz respeito à estrutura física ou seja o maquinário, eles são compostos principalmente pelos computadores. Podendo se estender também á impressoras e até mesmo dispositivos móveis.

Assim um não funciona sem o outro sem o software o hardware é apenas um aparelho sem utilidade, por isso é comum dizer que ambos andam lado a lado.

A internet para muitos é o carro chefe do setor de TI é a função principal do setor de TI providenciar que a internet funcione perfeitamente. Isso inclui executar fios, conectar máquinas umas às outras, configurar hubs de rede e roteadores.

Para muitos essa é a função mais importante do setor de TI pois com a internet a empresa tem acesso ao resto do mundo e a própria empresa. Deste modo a internet é a peça fundamental para o funcionamento de uma empresa, e é responsabilidade do setor de TI que ela funcione perfeitamente. 

Pessoas

Mas a peça fundamental para o setor de TI é com certeza seus profissionais, são eles que irão unir essas uma coisa na outra. Ou seja manutenção, segurança e otimização de serviços, tudo isso é função do pessoal de TI. Se o setor de TI fosse um corpo, o pessoal é como um coração que faz todas as outras funções funcionarem.

Os profissionais de TI são, desenvolvedores, administradores de sistema ou administradores de rede e supervisores ou coordenadores. É função desse pessoal analisar as necessidades de uma instituição e avaliar quais os hardwares e softwares ideais para as funções realizadas por uma determinada empresa.

Eles podem desenvolver soluções do zero ou desenvolver e algo já existente de acordo com a necessidade da empresa. Assim podendo escolher software já existentes.

Como dissemos eles são peças fundamentais para o funcionamento do TI, mas todos esses elementos funcionam como uma engrenagem ou como um corpo um depende do outro.

Conclusão

Portanto espero que tenha ficado bem claro a importância dos profissionais de TI. Assim como o funcionamento deste setor. Embora eles acabam sendo até pouco lembrados eles são fundamentais para o funcionamento de qualquer empresa.

É claro que o setor de TI é muito mais que tudo isso que nós lhe explicamos, embora os pontos que abordamos sejam os principais para se entender o seu funcionamento. E principalmente a sua importância.

Assim nós vamos ficando por aqui, espero que tenha gostado, e absorvido bem as informações passadas neste artigo.

Grande abraço.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui