Orçamento Online!

Hardware e software entenda a diferença

11.12.20 22:03 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Hardwares e Softwares

Se você deseja entender um pouco mais sobre os componentes de um computador, é preciso entender qual a diferença entre um hardware e um software.

Com certeza você já ouviu falar desses dois termos, mas você sabe qual significa o que no seu computador?

Um deles significa todos os componentes físicos e tangíveis que montam o seu computador, enquanto outro significa os códigos e programas do computador.

Então, continue lendo o artigo para saber qual é qual e tudo sobre esses componentes do seu computador.

O que é hardware e software?

Talvez os termos técnicos mais utilizados quando falamos de dispositivos de computador são hardware e o software.

Muitas pessoas não sabem o que eles significam, e por serem termos muito parecidos, acabam confundindo muito o que é cada um.

Esses dispositivos estão presentes em todos os eletrônicos que utilizamos no nosso dia a dia, desde smartphones e computadores até smart tvs.

E eles são complementares um ao outro, sendo um essencial para o funcionamento do outro.

Então, separamos aqui tudo que você precisa saber para entender o que é software e o que é hardware.

O que é hardware?

Hardware não é um componente ou dispositivo específico, mas são todos os componentes físicos do computador.

Ou seja, aqueles componentes externos, aquele que vemos e tocamos para mexer no computador, e alguns outros. Como por exemplo:

  • Monitor;
  • Mouse;
  • Teclado;
  • HD (disco rígido);
  • Placa mãe;
  • E muito mais.

Portanto, é tudo aquilo que podemos ver e tocar facilmente, de maneira acessível. Em geral, separamos os tipos de hardware entre dispositivos de entrada, de saída, dispositivos internos e de armazenamento secundário.

Os componentes de entrada são aqueles que levam a ação do usuário para dentro do computador, como por exemplo um teclado, um mouse, ou até mesmo um microfone.

Pois eles indicam uma ação que você faz para levar uma informação até o computador, para que seja processada.

Já os dispositivos de saída levam os sinais do computador, para os usuários. Nesse caso, são os monitores e os fones de ouvido, por exemplo.

Ainda, os dispositivos internos que são hardware são aqueles responsáveis pelas principais funções do computador.

Portanto, são os dispositivos que ficam dentro do gabinete do computador e não vemos a não ser que você abra o gabinete do computador. É o processador (CPU), a placa mãe e a memória RAM.

Por último, temos os componentes secundários de armazenamento, que são aqueles que tem como objetivo armazenar dados permanentes na máquina, como o HD e o Pen drive.

O que é o software?

O software pode ser considerado as instruções que operam o hardware de um computador.

Ou seja, o software não é nenhum dispositivo fisicamente acessível. É um conjunto de instruções e informações que o computador recebe para executar as suas tarefas.

Portanto, o software é formado basicamente de códigos, e é aqui que entra a linguagem de programação em um computador, que irá ser responsável por executar os comandos dos usuários.

Portanto, ao ligar o seu computador, o seu software que irá levar as informações necessárias para que, por exemplo, as informações que você deseja apareçam na sua tela.

Então, cada hardware está conectado a um software específico que irá controlar e fazer com que os seus comandos sejam executados e que as informações que você busca cheguem até você.

Para ficar mais claro, existem diferentes tipos de software que você pode identificar quando utiliza o seu computador.

Por exemplo, o sistema operacional é um software que tem como objetivo gerenciar as informações do computador, desde memórias como tarefas e arquivos.

Além disso, você possui também drivers para os diferentes dispositivos, que irão controlar e monitorar os diferentes hardwares, que também podem ser chamados de softwares de sistema.

Também, podemos falar dos softwares de aplicativos, que são alguns programas de computador, como programas de edição, processamento de texto e etc.

Principais diferenças entre hardware e software

Portanto, a diferença entre hardware e software ficou bem clara uma vez que o hardware é a parte física e tangível do computador, enquanto o software engloba os programas e sistemas que fazem com que o computador funcione.

Por isso, são muitas as diferenças entre esses dois tipos de dispositivos que, juntos, fazem com que as máquinas eletrônicas funcionem como deve funcionar. 

Enquanto o hardware tem uma natureza física, o software tem uma natureza lógica, por ser responsável por rodar os programas e permitir o funcionamento do aparelho.

Nos quesitos práticos dos dois, o hardware tende a durar menos do que o software. Na verdade, por serem componentes físicos, eles podem estragar e desgastar com o tempo.

Já o software não estraga, porém pode precisar de atualização conforme as tecnologias vão sendo aprimoradas.

Afinal, são criados por códigos, e muitas vezes vão precisar de atualização para serem compatíveis com os novos programas do seu computador.

Outra grande diferença é que quando falamos de software, ele precisa ser instalado no seu computador para que comece a funcionar.

Por outro lado, quando falamos de hardware, eles na verdade começam a funcionar assim que você liga e conecta os seus componentes e o software responsável pelo seu controle.

Na questão de segurança, os componentes que podem ser atacados por vírus são apenas o software, uma vez que o hardware sofre apenas danificação.

As falhas que podem ocorrer nos dois tipos de dispositivos são diferentes pela diferença da sua natureza.

Portanto, com o hardware, as falhas podem crescer com o tempo e são aleatórias de acordo com a sua exposição.

Já com o software a falha não muda muito, por ser "virtual", ela acaba sendo sistemática, são sempre as mesmas falhas que podem ser resolvidas com um backup ou reinstalação.

Então, agora você sabe tudo que precisava saber sobre software, hardware e a diferença entre esses componentes.

Para o seu computador funcionar perfeitamente, tanto o software quanto o hardware tem que estar trabalhando bem e conectados.

Pois, um depende do outro para o seu bom funcionamento. E aí, gostou do artigo? Se sim, deixe aqui seu comentário.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia.