Orçamento Online!

O Futuro sem Fios: Cabeamento Estruturado na Era do Wi-Fi 6

29.01.24 12:13 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Explore o Wi-Fi 6 e sua sinergia com o cabeamento estruturado na era da conectividade sem fio. Descubra como a Haikan pode impulsionar sua infraestrutura para o futuro.

Um close de um monte de fios em um fundo branco
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Você conhece o Wi-Fi 6? Essa é a tecnologia sem fio mais avançada, que promete transformar a conectividade sem fio, oferecendo mais rapidez, mais capacidade, mais efetividade e mais segurança para os dispositivos conectados. Mas você sabia que, para essa tecnologia funcionar, é preciso uma infraestrutura de cabeamento estruturado que garanta uma boa estrutura e a qualidade da rede sem fio?


Neste post, você vai aprender mais sobre o Wi-Fi 6, o funcionamento e as vantagens e desafios dessa tecnologia. Boa leitura!

O que é o Wi-Fi 6?

Wi-Fi 6 é como se chama a tecnologia sem fio de sexta geração e que atende ao padrão IEEE 802.11ax. Ela foi introduzida em 2019 e vem sendo implantada aos poucos pelos produtores de aparelhos e roteadores sem fio. O Wi-Fi 6 é um aprimoramento do Wi-Fi 5, que atende ao padrão IEEE 802.11ac, e oferece várias vantagens em comparação com a geração anterior.


Segundo dados disponíveis na internet, a velocidade máxima teórica do Wi-Fi 6 é de até 9,6 Gbps, o que é quase três vezes maior do que a do Wi-Fi 5 - que é de 3,5 Gbps. O Wi-Fi 6 também consegue suportar mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem prejudicar a qualidade da rede.


Algumas tecnologias que o Wi-Fi 6 emprega tornam isso possível, como o OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), que divide o canal de comunicação em outros subcanais menores, e o MU-MIMO (Multi-User Multiple Input Multiple Output), que envía dados para diversos dispositivos simultáneamente.


O Wi-Fi 6 também tem uma vantagem com relação à eficiência energética, que faz com que a bateria dos dispositivos conectados dure mais. Isso acontece por causa do TWT (Target Wake Time), que faz com que os dispositivos fiquem em modo de espera quando não estão enviando ou recebendo dados - e só acordem nos horários combinados para se comunicar com o roteador. Dessa forma, os dispositivos poupam energia e diminuem a interferência na rede.


Por fim, o Wi-Fi 6 também garante uma maior proteção para os dados enviados, pois emprega o protocolo WPA3 (Wi-Fi Protected Access 3), que é mais resistente e seguro contra ataques do que o WPA2, usado pelo Wi-Fi 5. O WPA3 usa uma criptografia mais potente, um sistema de autenticação mais confiável e um mecanismo de defesa contra ataques de força bruta.

Vários tipos diferentes de dispositivos conectados entre si
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Como o Wi-Fi 6 se relaciona com o cabeamento estruturado?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia que possibilita uma conexão sem fio de alta velocidade, mas isso não quer dizer que ela não precise de cabos. Ao contrário, o Wi-Fi 6 requer uma infraestrutura de cabeamento estruturado, que é o conjunto de cabos, conectores, painéis, racks e outros acessórios que compõem a rede de comunicação de dados de um local. O cabeamento estruturado é o que assegura a conexão entre os dispositivos sem fio e os equipamentos de rede, como - por exemplo - roteadores, switches, servidores e provedores de internet.


Esse tipo de inteligência depende do cabeamento estruturado, pois é ele que garante a largura de banda, a estabilidade e a qualidade do sinal que a rede sem fio requer. O cabeamento estruturado também fornece a energia elétrica para os equipamentos de rede usando o PoE (Power over Ethernet), que envia energia e dados através do mesmo cabo.


No entanto, para funcionar com todo o seu potencial, o Wi-Fi 6 precisa de um cabeamento estruturado que atenda às suas especificações. Isso quer dizer que os cabos têm que ser de alta performance, que sejam capazes de aguentar as velocidades e as frequências que o Wi-Fi 6 demanda, e sem interferir ou perder o sinal. Além disso, os cabos também têm que ser de diâmetro menor, mais flexíveis e mais duráveis, para usar menos espaço e esquentar menos.


Por conta disso, os cabos mais adequados para o Wi-Fi 6 são os cabos de fibra óptica, que possibilitam uma transmissão de dados mais veloz, estável e protegida, sem ter interferências eletromagnéticas ou reduções.

Quais são os benefícios e os desafios do Wi-Fi 6?

A tecnologia do Wi-Fi 6 oferece vários benefícios para os consumidores e para as empresas, que podem aproveitar de uma conexão sem fio com alta velocidade, com mais capacidade, mais eficiência e, consequentemente, mais segurança. Ele deixa que os usuários tenham uma melhor experiência ao acessar a internet; seja para ver vídeos em streaming, jogar online, fazer chamadas de vídeo, usar aplicativos de realidade virtual e aumentada, entre outras atividades que exigem uma alta largura de banda e uma baixa latência.


Wi-Fi 6 também permite que as empresas possam adotar soluções de IoT (Internet of Things ou, em português Internet da Coisas), de IA (Inteligência Artificial), de Big Data, de Cloud Computing, entre outras tecnologias que precisam de uma rede sem fio forte e segura.


No entanto, como nem tudo são flores, o Wi-Fi 6 também carrega alguns desafios que os consumidores e as empresas devem levar em conta. Um deles é a compatibilidade dos dispositivos com a tecnologia nova. Wi-Fi 6 só funciona se o roteador e o dispositivo seguirem o padrão IEEE 802.11ax. Se não, a rede sem fio usará o padrão antigo, o IEEE 802.11ac, que é o Wi-Fi 5. Isso quer dizer que, para usufruir dos benefícios do Wi-Fi 6, é necessário comprar equipamentos e dispositivos novos, que ainda são mais caros e mais escassos no mercado.


O recurso também enfrenta o desafio da interferência de outras redes sem fio, que podem afetar o desempenho da rede. Para você entender: o Wi-Fi 6 usa as faixas de frequência de 2,4 GHz e de 5 GHz - as mesmas usadas pelo Wi-Fi 5 e por outras tecnologias sem fio, como o Bluetooth. Isso pode gerar um congestionamento do espectro eletromagnético, que pode diminuir a velocidade, a capacidade e a qualidade da rede sem fio. Para resolver esse problema, é necessário configurar o roteador para selecionar o melhor canal de comunicação, ou seja, que tenha menos interferência.

Um grupo de mãos com polegares para cima
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Como a Haikan pode ajudar você com o Wi-Fi 6 e o cabeamento estruturado?

Quer ter o Wi-Fi 6 no seu lar ou no seu negócio? Então confie na Haikan, uma empresa especializada em infraestrutura de TI, para oferecer as melhores soluções de cabeamento estruturado para o Wi-Fi 6. A Haikan tem uma equipe de profissionais capacitados e experientes, que fazem todo o projeto, instalação, manutenção e certificação do cabeamento estruturado, seguindo todas as normas e boas práticas do setor.


A Haikan se destaca das demais, pois proporciona os mais excelentes serviços disponíveis no mercado, assegurando o máximo desempenho e confiabilidade para sua rede sem fio. Reconhecida como a principal parceira para o cabeamento estruturado na era do Wi-Fi 6, a Haikan garante um dos melhores custo-benefício, durabilidade excepcional e segurança máxima para sua infraestrutura de TI. Oferecendo soluções avançadas, personalizadas e competitivas, a Haikan é a escolha ideal para impulsionar a eficiência e a robustez de sua rede. Entre em contato!

HAIKAN - INFRA ESTUTURA E TI

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!