Orçamento Online!

Desafios Comuns em Projetos de Cabeamento Estruturado e Como Superá-los

13.03.24 13:10 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Desvende desafios e soluções em projetos de cabeamento estruturado. Otimize sua infraestrutura de TI com a Haikan. Saiba mais!
Uma mulher parada na frente de um rack de fios todos bagunçados
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

cabeamento estruturado é uma metodologia padronizada para criar um sistema de cabeamento em edifícios. Seu objetivo é permitir comunicação (dados, voz e vídeo) pela rede. 

Para montar uma rede integrada e flexível que comporte vários aparelhos e sistemas de comunicação, usa-se componentes de cabeamento padronizados, tais como fios, plugs, painéis de ligação e racks.

Benefícios do cabeamento estruturado

O cabeamento estruturado oferece benefícioscomo rede mais eficiente, confiabilidade maior, fácil resolução de problemas, redução do tempo de inatividade e gerenciamento simples do sistema. 

Ele é comumente usado em locais como prédios comerciais, centros de dados, instituições educacionais ou quaisquer outros lugares que demandem uma rede robusta e eficiente.

Desafios Comuns na Implementação de um Sistema de Cabeamento Estruturado

O sistema de cabeamento estruturado pode apresentar algumas dificuldades e complicações. Ao identificar esses entraves e agir para resolvê-los, a aplicação do cabeamento estruturadopode ser realizada com mais êxito e eficácia.

A seguir, alguns exemplos comuns que podem ocorrer durante o processo de implementação.

Planejamento e Design

Planejamento e projeto inadequados podem acarretar problemas de qualidade e escalabilidade. Por isso, é essencial analisar cuidadosamente as demandas, prever o possível crescimento e elaborar uma estratégia de cabeamento minuciosamente planejada. Caso contrário, pode haver cabos ineficazes, capacidade limitada ou obstáculos para se adaptar-se a futuras inovações tecnológicas.

Gerenciamento de cabos

O gerenciamento de cabos mal feito pode causar um emaranhado de cabos, tornando o reconhecimento e resolução de problemas mais difícil. É fundamental adotar práticas corretas de gerenciamento de cabos, como rotular os cabos, utilizar bandejas de cabos ou eletrodutos e ordenar os cabos em racks ou patch panels.

A negligência no gerenciamento de cabos pode acarretar em interrupções mais constantes do sistema, dificuldades nos processos de manutenção e redução da confiabilidade integral do sistema.

Conformidade com Padrões

O cabeamento estruturado precisa seguir os padrões da indústria estabelecidos por entidades como TIA e ISO. A desobediência a esses padrões pode causar problemas de compatibilidade, desempenho ruim e empecilhos na integração de novos dispositivos ou tecnologias. 

Portanto, é imprescindível assegurar que o sistema de cabeamento implementado cumpra os padrões adequados para tipos de cabeamento, conectores, distâncias de transmissão e demais especificações.

Qualidade de Componentes e Instalação

O desempenho e a confiabilidade do sistema de cabeamento estruturado dependem muito da qualidade dos componentes do cabeamento e do acabamento da instalação. O emprego de cabos, conectores ou painéis de conexão inferiores ao padrão pode causar deterioração do sinal, falhas de transmissão e maior vulnerabilidade a interferências. 

É essencial contar com fornecedores de confiança e técnicos capacitados para instalação e terminação corretas dos cabos.

Um fundo azul e branco com engrenagens
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Escalabilidade Futura

A escalabilidade é fundamental ao projetar um sistema de cabeamento estruturado para suportar o crescimento e as inovações tecnológicas. 

A falta de planejamento para as futuras demandas pode resultar em atualizações mais caras e desordenadas ou em infraestrutura de cabeamento adicional. Levar em conta os requisitos e aplicar um design adaptável pode auxiliar a superar os obstáculos de escalabilidade.

Interferência e Ruído

A qualidade do sinal pode piorar e o desempenho da rede pode ser prejudicado pela interferência de fontes eletromagnéticas ou outros cabos. Assim, é essencial aderir às melhores práticas de separação, aterramento e blindagem de cabos para reduzir o efeito de interferências e ruídos.

Ou seja, planejar e implantar a infraestrutura de cabeamento utilizando uma boa estratégia pode reduzir a chance de problemas originados por interferências.

Documentação e Manutenção

É fundamental ter uma documentação exata e atual do sistema de cabeamento estruturado para resolver problemas, conservar e possibilitar ampliações futuras com eficiência. 

Documentação deficiente pode causar dificuldades ao buscar identificar cabos, detectar falhas e realizar mudanças no sistema. Inspeções e manutenções frequentes asseguram que o sistema esteja em ótimas condições e auxiliam a reconhecer e solucionar quaisquer problemas possíveis.

Um grupo de balões de ar quente voando pelo céu
(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Como garantir a conformidade com os padrões da indústria?

Ao implantar um sistema de cabeamento estruturado, é imprescindível assegurar a aderência aos padrões da indústria.Ao adotar essas medidas, você irá contribuir para que sua configuração de cabeamento estruturado siga os padrões do setor

Isso não apenas assegura a confiabilidade e eficiência do sistema, como também favorece a compatibilidade, facilita atualizações e funciona como referencial para controle de qualidade.

  • Esteja ciente dos padrões pertinentes do setor para cabeamento estruturado, como aqueles divulgados por entidades como a Telecommunications Industry Association (TIA) ou a International Organization for Standardization (ISO). Na dúvida, consulte documentos como TIA-568 ou ISO/IEC 11801 para entender os requisitos e orientações para tipos de cabeamento, conectores, distâncias de transmissão, procedimentos de teste e outras especificações;

  • Conte com profissionais capacitados e com experiência em projeto e instalação de cabeamento estruturado. Assegure-se de que eles dominem os padrões e tenham prática na implementação de sistemas de cabeamento compatíveis. Profissionais capacitados podem instruir e assegurar que o sistema seja projetado, instalado e testado conforme os padrões;

  • Na etapa de planejamento, obedeça aos requisitos e orientações estabelecidos nos padrões pertinentes. Leve em conta fatores como tipos de cabos, distâncias de transmissão, trajetos de cabos, gerenciamento de cabos e aterramento. Desenhe o sistema para atender aos níveis de desempenho e escalabilidade almejados descritos nos padrões;

  • Opte por componentes de cabeamento que sigam os padrões aceitos no setor. Busque produtos avaliados e aprovados por organizações renomadas. Os fabricantes costumam oferecer documentação ou certificações que demonstram conformidade com padrões determinados. Confirme a conformidade dos componentes escolhidos antes da instalação.

  • Obedeça às práticas de instalação sugeridas pelos padrões. Garanta que os cabos estejam instalados de forma correta, com terminações apropriadas e etiquetados com exatidão. Faça testes usando equipamento adequado para conferir o desempenho e a conformidade do sistema de cabeamento instalado - como atenuação, diafonia, perda de retorno e impedância, entre outros;

  • Tenha a documentação exata e atual do sistema de cabeamento estruturado. Registre o projeto, os pormenores da instalação, os resultados dos testes e quaisquer mudanças feitas no decorrer do processo de implementação. Esta documentação funciona como referência para futuras manutenções, resoluções de problemas e ampliações. Também auxilia a comprovar a conformidade com os padrões durante auditorias ou inspeções.

  • Analise e examine periodicamente o sistema de cabeamento estruturado para assegurar a conformidade permanente com os padrões do setor. Isso pode implicar a execução de inspeções, testes de desempenho ou a contratação de especialistas externos para avaliar o sistema.

Garanta a Conformidade e Eficiência em Sistemas de Cabeamento com a Haikan

Como vimos, as medidas de conformidade auxiliam a reconhecer quaisquer desvios ou áreas que precisam de cuidado e possibilitam que medidas reparadoras sejam aplicadas rapidamente.

Se você procura por uma empresa que garanta que o seu sistema de cabeamento estruturado esteja dentro dos conformes ou precisa de ajuda especializada para a implementação da tecnologia, não deixe de entrar em contato com a Haikan: a sua melhor opção em infraestrutura em TI!

HAIKAN - INFRA ESTUTURA E TI

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!