ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

Como funciona serviço de cabeamento de rede?

17.11.20 21:54 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Você sabe o que é cabeamento de rede? Sabe como funciona? pra que serve? Hoje nós vamos comentar um pouco sobre isso. Além de falar sobre os tipos de cabeamentos que existem e quais são os mais indicados. serviço de cabeamento de rede Muitas vezes quando estamos na internet nem nos damos conta de que para ter internet sem fio (Wi-Fi) é preciso de muito muitos cabos. Hoje nós vamos entender um pouco melhor sobre o cabeamento e seus diversos tipos disponíveis no mercado. Mas sem enrolação vamos aos cabos! serviço de cabeamento de rede

Qual a função do cabeamento de rede

De uma forma bem simples a função do cabeamento de rede é estabelecer uma comunicação com outros computadores. Assim os cabos conectam um computador a outro, mesmo o wi-fi é em o computador está conectado a uma rede e esta rede está ligado há algum cabo.

Quanto melhor for essa estrutura melhor será a comunicação. E quanto melhor, melhor será a manutenção dos aparelhos. E mais fácil será para inserir ou remover dispositivos de uma rede que funciona perfeitamente.

Em geral os cabos são feitos para durar resistindo a sol e a chuva. Isso gera não só uma segurança para o usuário, como também evita problemas corriqueiros com a rede. Em média um cabo pode durar de 10 á 15 anos.

Assim os cabos podem servir como telefones porém sua comunicação é mais complexa. Mas agora vamos ver quais são os tipos de cabos.

Tipos de cabos

São diversos os tipos de cabos disponíveis no mercado atualmente. Para comprar corretamente precisamos saber qual o nome e a função de cada um deles. Portanto vamos ver cada um desses cabos.

Cabo Coaxial

Este cabo é caracterizado por possuir um fio metálico condutor de sinais eletrônico. E são caracterizados por sua alta resistência a interferências eletromagnéticas. É bastante comum ser utilizado para televisão para o cabeamento de TV a cabo.

Esses cabos possuem uma topologia de barramento em que todos os computadores de uma rede são ligados por um único cabo. Entretanto funciona como via única possibilitando apenas o uso de um aparelho por vez.

Por essa razão os cabos coaxiais hoje em dia são restritos ao cabeamento de rede de TV a cabo apenas. Sendo muito pouco utilizados para internet.

Eles são disponíveis em dois tipos 10BASE2 e 10BASE5. BASE2 é mais fino e flexível sendo utilizado para internet. Enquanto o BASE5 é mais grosso e utilizado para TV a cabo.

Cabo de par trançado

Os cabos de par trançados também são conhecidos como UTP. E começaram a ser utilizados a partir dos anos 90, para substituir os cabos coaxiais.Por serem mais flexíveis e resistentes podendo alcançar uma velocidade de 10 gigabits de velocidade.

São feitos de cobre trançado revestido de plástico. São trançados para evitar interferências eletromagnética. Eles podem ser divididos em modelos com funcionalidades diferentes vamos ver cada uma delas.

O modelo 1 é mais antigo utilizado para sistemas telefônicos, enquanto o modelo 2 também bastante antigo eram utilizados para redes king token, o modelo 3 foram os primeiros desenvolvidos para redes modernas podendo ter um sinalização de 16 MHz.

A partir do modelo 4 todos os outros modelos até o 7 foram evoluindo de acordo com os avanços da internet podendo alcançar até 500MHz.

Assim essa é uma das opções atuais como um dos melhores cabos para o cabeamento de internet. Embora hoje em dia ele já esteja caindo em desuso ainda sim pode ser considerado uma boa opção.

Cabo de fibra ótica

Esses vêm sendo os cabos mais utilizados atualmente, devido a utilizar vidro no lugar de cobre e luz para fazer a transmissão. Eles também são fortemente resistente a descargas atmosféricas e baixa capacidade de perda de sinal.

São maleáveis e mais flexíveis e por serem de vidro não são oxidáveis e são imunes a interferências de sinal.  E isso tudo resulta em uma maior vida útil, essas características também resultam em uma conexão maior conexão com a internet e instabilidade na rede. Em geral ele é mais resistente, durável, e oferecem uma internet mais rápida do que os cabos coaxial e transado.

Por essas razões esses cabos vem sendo utilizado no cabeamento de rede, apesar dos custos maiores para mão de obra de instalação, esses cabos praticamente não precisam de manutenção periódica.

Cabo Universal USB

Os cabos USB foram desenvolvidos para dispositivos periféricos no computador, são bastante acessíveis seja pelo preço ou pela demanda. Embora seja pouco comum mas através de um cabo adaptador é possível conectar um cabo ethernet no computador.

Entretanto ele possa ser considerada uma opção remota para internet apenas sendo utilizado em caso de saída queimada ou em casos de incompatibilidade. Sendo mais comum para transferência de dados de dispositivos móveis para os desktops. Em geral o cabo USB pode ser uma variação do cabo trançado.

Conclusão

Entender como funciona o cabeamento de rede é bem mais complexo do que tudo o que explicamos neste artigo.

Mas em geral é tudo isso que lhe explicamos ao longo desta análise, a função e os tipos de cabeamento, buscamos trazer tudo o que você precisa entender de forma simples e resumida, sobre o cabeamento e os cabos.

O que irá definir qual o melhor cabo para sua rede será a estrutura física do seu prédio da sua empresa, residência ou casa, e da necessidade da corrente. Tudo isso irá definir qual cabo será ideal para sua residência.

Os fatores a serem levados em conta são custos, flexibilidade e escalabilidade e viabilidade, e principalmente o cabeamento da sua rede.

Embora os cabos de fibra ótica sejam os mais indicados para a maioria dos prédios e seja compatível com boa parte das redes. O cabo coaxial seja mais barato, e o trançado seja

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui