Orçamento Online!

Desmistificando as Certificações de Cabeamento Estruturado: O Que Você Precisa Saber

08.02.24 17:54 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Desvende a importância das certificações de cabeamento estruturado com a Haikan. Maximize sua rede com especialistas confiáveis!

Uma caixa de madeira com uma marca de seleção azul
(Fonte: iStock/Reprodução)

Já conhece as certificações de cabeamento estruturado? Se você está prestes a instalar um novo sistema ou pensa em atualizar o atual, é importante compreender a relevância dessas certificações. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que são certificações de cabeamento estruturado?

As certificações de infraestrutura de cabos são um procedimento de avaliação que assegura a conformidade de um sistema com os padrões de desempenho estipulados por entidades como a Associação de Indústrias de Telecomunicações (TIA) e a Associação Nacional de Normas (ANSI).

Importância das certificações

As certificações relacionadas ao cabeamento estruturado são relevantes por diversas razões, entre elas:

  • Garantir o desempenho: como dito no tópico anterior, as certificações asseguram a conformidade do sistema de cabeamento estruturado com os padrões de desempenho, assegurando o fornecimento da conectividade necessária para suas aplicações;

  • Evitar problemas: caso o sistema de cabeamento estruturado não possua certificação, consequentemente não estará em conformidade com os padrões de desempenho, resultando em possíveis problemas de conectividade, como perda de dados, atrasos e interrupções;

  • Proteger seu investimento: por fim, as certificações confirmam que você está maximizando o retorno do seu investimento em infraestrutura de cabos.

Um breve esclarecimento

As certificações de cabeamento estruturado se dividem em duas categorias principais: certificação de instalação e de desempenho. Veja mais a seguir.

Certificação de instalação

A certificação de instalação garante a correta implementação do sistema de cabeamento estruturado, conforme as melhores práticas do setor. Isso compreende a verificação adequada da instalação dos cabos, a conexão dos conectores e a proteção adequada da fiação contra danos.

Certificação de desempenho

Já a certificação de desempenho certifica que o sistema de cabeamento estruturado satisfaz aos padrões de desempenho definidos - largura de banda, latência e perda de pacotes. Essa verificação é útil para assegurar que o sistema seja capaz de suportar as aplicações exigidas.

Tipos de certificações

As certificações de cabeamento estruturado são divididas em categorias, cada uma com seus próprios requisitos de desempenho. Entretanto, as categorias mais comuns são:

  • TIA-568-C.0: esta certificação avalia se o sistema de cabos estruturados está de acordo com os requisitos de desempenho estabelecidos para redes de dados que variam de 100 Mbps a 10 Gbps.

  • TIA-568-C.2: o segundo tipo de certificação verifica se o sistema de cabeamento estruturado atende aos padrões de desempenho para redes de dados de 10 Gbps a 400 Gbps.

  • ANSI/TIA-1152-A: a certificação ANSI/TIA-1152-A avalia se o sistema de infraestrutura de cabos atende aos critérios de desempenho estabelecidos para suportar redes de voz sobre IP (VoIP).

Um homem de terno está tocando um botão em uma tela sensível ao toque
(Fonte: iStock/Reprodução)

Exemplos de como as certificações de cabeamento estruturado podem afetar a qualidade da sua rede

Suponha que você está organizando a implementação de um sistema de cabeamento estruturado para a sua empresa. Nesse caso, é desejável que esse sistema possa atender às necessidades específicas, tais como acesso à Internet, transmissão de vídeo e comunicação por voz (VoIP), certo? Pensando nisso, para implementar o sistema, você decide entrar em contato com uma empresa que presta o serviço de instalação de redes estruturadas.


Se a instalação do sistema for feita de maneira adequada, porém não for devidamente certificada, é provável que você enfrente questões relacionadas ao desempenho. Um exemplo disso é a incapacidade do sistema em sustentar a largura de banda requerida para um streaming de vídeo em alta definição.


Entretanto, se a empresa, além de instalar, certificar o sistema, você terá a garantia de que ele satisfará suas exigências em termos de desempenho.

Como obter as certificações

Para conquistar as certificações de cabeamento estruturado, é necessário contratar os serviços de uma empresa de certificação devidamente credenciada. Tais negócios costumam disponibilizar uma gama completa de serviços - desde o planejamento até a execução e a certificação do sistema de cabeamento estruturado.

Uma pessoa segurando um selo com a palavra qualidade
(Fonte: iStock/Reprodução)

Melhores práticas e as recomendações para a certificação de cabeamento estruturado

A certificação só é obtida através da realização de testes utilizando dispositivos especializados, os quais avaliam o desempenho, a integridade e a conformidade dos cabos, conectores e dispositivos que integram o sistema de cabeamento estruturado.


Sua importância está na garantia da excelência e segurança nas transmissões de dados, voz e imagem em uma rede - prevenindo falhas, interferências e perdas de sinal que poderiam prejudicar sua comunicação e funcionalidade. Além disso, a certificação atua como uma validação de que o sistema de cabeamento implementado cumpre com os requisitos estipulados no projeto e contrato, demonstrando que a instalação foi conduzida de maneira adequada e profissional.

Para assegurar que a certificação seja eficaz e confiável, é preciso adotar algumas boas práticas e seguir medidas importantes, como:


  • Elaborar o plano para a infraestrutura de cabeamento, levando em consideração as exigências e requisitos específicos da rede, incluindo desempenho, capacidade, segurança e capacidade de expansão;

  • Selecionar os cabos, conectores, dispositivos e acessórios apropriados para cada tipo e classe de cabeamento - sempre em conformidade com as especificações técnicas dos fabricantes e as normativas vigentes;

  • Realizar a instalação do cabeamento estruturado adequada e profissionalmente, seguindo as recomendações de roteamento, fixação, segurança, organização e identificação dos cabos, prevenindo danos, interferências e perdas de sinal;

  • Verificar o cabeamento estruturado com equipamentos próprios, que avaliam o desempenho, a integridade e a conformidade dos cabos, conectores e dispositivos, conferindo os resultados com os padrões exigidos pelas normas técnicas;

  • Gerar os relatórios e os certificados de conformidade, que atestam a qualidade e a segurança da rede - e que podem ser solicitados por garantias, contratos ou auditorias;

  • Preservar a integridade do cabeamento estruturado através da implementação de manutenções preventivas e corretivas, bem como pela atualização do sistema de acordo com novas tecnologias e aplicações.


Ao seguir tais práticas e recomendações é possível garantir uma certificação de cabeamento estruturado de qualidade, que garante o bom funcionamento da sua rede.


LEMBRE-SE: A avaliação do cabeamento estruturado precisa ser conduzida por uma empresa especializada que disponha dos recursos adequados, incluindo equipamentos e profissionais capacitados, para realizar os testes, gerar relatórios e emitir certificados de conformidade.

Motivos para escolher a Haikan

A Haikan é uma empresa especializada em cabeamento estruturado e soluções de conectividade, possuindo expertise em projetos e certificações nessa área. Conheça agora, não um, mas quatro motivos para escolher a Haikan:


  1. Mais Produtividade: ao minimizar as interrupções no trabalho causadas por problemas no sistema ou pela falta de conexão com a internet, a sua empresa aumentará sua capacidade produtiva;

  2. Especialistas: nossa equipe de especialistas passa por um rigoroso treinamento e possui habilidades para atender às necessidades do seu negócio, permitindo que você direcione seu foco para as atividades comerciais;

  3. Redução de custos: com a ajuda e colaboração oferecidos pela Haikan, sua empresa não enfrentará mais interrupções devido a falhas nos equipamentos;

  4. Parceria: o nosso sucesso como empresa depende do nosso relacionamento com quem nos escolhe. Por isso, não buscamos apenas clientes, mas sim aliados nos negócios - o nosso trabalho é fazer os nossos clientes prosperarem e crescerem.


Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a instalar ou atualizar o seu sistema de cabeamento estruturado. O nosso trabalho é oferecer a melhor solução para as suas necessidades!


Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu Nome? *
Qual o seu WhatsApp? *

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!