ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

Cabo de rede: tipos e qual o melhor para seu caso 2021

24.11.20 0:24 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Cabos de rede são os responsáveis por transmitir sinais elétricos em distâncias consideravelmente grandes. Mas você sabe qual o melhor cabo de rede?

Em relação à classificação, esta ocorre de acordo com a frequência máxima que esses cabos suportam transmitir, características específicas e normas técnicas, bem como a qualidade do material usado.

Assim sendo, é importante destacar que todas essas normas, por obrigação, devem ser seguidas pelos fabricantes.

Desenvolver cabos de rede é mais complexo do que confeccionar cabos comuns, uma vez que o material usado precisa ser eficaz em altas frequências. Ou seja, não deve haver atenuação do sinal ou quaisquer interferências eletromagnéticas.

Outro ponto a ser destacado, é que durante a confecção dos cabos, é necessário muita atenção para o surgimento de impurezas, bolhas e pares de cabo que possam entrelaçar. São fatores que podem prejudicar bastante o resultado final.

 

cabo de rede cabo de rede

Contudo, como você pode escolher o melhor cabo de rede, que seja compatível, inclusive, com todos os produtos tecnológicos que vêm sendo lançados a todo momento?

Qual categoria de cabo de rede você deve escolher?

É possível encontrar uma variedade de cabos de rede no mercado. Eles vão diversificando de acordo com a capacidade de manter a eficácia de transmissão, bem como em relação à frequência. Esta, aliás, diz respeito à taxa de transferência de dados que o material com o qual o cabo foi confeccionado, suporta.

Os cabos de rede 1, 2 e 4 não estão entre os recomendados pelo Telecommunications Industry Association (TIA). Assim, deixaram de ser confeccionados.

Já os cabos de modelo 3 são aplicados em redes telefônicas. Estes foram os primeiros cabos a serem confeccionados e têm até 24 tranças por metro. Esse número pode ser modificado com a finalidade de diminuir quaisquer interferências entre os cabos.

Uma forma de descobrir qual a categoria de um determinado cabo de rede, é dar uma checada na informação contida em um decalque na parte externa.

Confira abaixo as principais configuração de cabo de rede:

Cabo Cat5

É o tipo de cabo mais antigo no mercado, geralmente utilizado em redes domésticas.

A transferência de dados desse cabo abarca de 10 Mbps a 100 Mbps. Contudo, nos dias atuais, com a tecnologia dos equipamentos, o Cat5 vem sendo preterido ao Cat5e, pois este aguenta velocidades bem maiores

Cabo de rede Cat5e

Como dito anteriormente, este é o cabo cujo padrão é uma forma melhorada do Cat5.

Foi confeccionado para sustentar velocidades que chegam a até 1.000 Mbps, bem como diminui a perda de sinal e minimiza a interferência da infraestrutura.

Exatamente por razão dessas melhorias no padrão, é possível o uso de cabos mais compridos. Alguns chegam a quase 100 metros.

Assim sendo, o aconselhável é utilizar o cabo de rede Cat5 para instalações domésticas e empresariais.

Cabo Cat6

Neste cabo de rede, o nível de interferência cai significativamente. Dependendo do caso, o Cat6 consegue sustentar velocidades de até 10 Gigabits, bem como frequências de 250 MHz.

Não são tão utilizados em redes domésticas, uma vez que estas redes raramente usarão todo o potencial do Cat6.

Portanto, são comumente instalados em locais onde a distância total de cobertura do cabeamento seja de, no mínimo, 10 metros, e no máximo, 55 metros.

A categoria 6a foi desenvolvida com o intuito de tornar possível a utilização de cabos de rede em até 100 metros, e em redes de 10 G, visto que suportam frequências de até 500 Mhz.

Por outro lado, integram medidas que diminuem significativamente a perda de sinal e a crosstalk, que é a incidência de interferência entre os pares.

Dentre as medidas tomadas, está a principal, que foi manter distância dos pares através do uso de um separador. Por isso mesmo, houve um aumento da espessura dos cabos em 23 mm.

Com esse aumento, os cabos foram de 5,6 mm para 7,9 mm, e isso acabou por diminuir a flexibilidade desse cabo de rede.

Como é feita a blindagem de um cabo de rede?

Quando for escolher umcabo de rede, deve levar em consideração a blindagem do material.

O motivo disso é que há a necessidade de analisar anteriormente o ambiente, com vistas a apontar possíveis focos de interferência na transmissão dos sinais.

Por isso mesmo que cabos de redes são ideais quando instalados em aplicações próximas a redes elétricas e antenas de transmissão.

Um cabo de rede que não possui blindagem é bem mais simples de crimpar e são bastante flexíveis. Assim sendo, você os encontra no mercado por preços muito acessíveis.

Com relação aos tipos de blindagem dos cabos de rede, temos:

Cabos de rede sem blindagem – UTP (Unshielded Twisted Pair)

Há um tempo, não havia um padrão para trançar cabos de rede, até porque tinha-se apenas a demanda por transmissão de sinal por voz. Contudo, isso mudou devido à padronização técnica da produção dos cabos.

Hoje, há demandas de redes com até 10000 Megabits e, como forma de turbinar a transmissão e diminuir possíveis interferências, faz-se uso do sistema balanced pair. Neste, em cada par é transmitido o mesmo sinal, mas com a polaridade inversa.

Foiled Twisted Pair – FTP

Esses cabos de rede usam uma blindagem mais simples. Ou seja, possuem uma folha de aço ou liga de alumínio bem fininha, e alguns elementos que encontram-se no entorno de todos os pares do cabo.

Tudo isso para protegê-los de interferências externas.

Shielded Twisted Pair – STP

Esses cabos de rede usam uma blindagem mais simples. Ou seja, possuem uma folha de aço ou liga de alumínio bem fininha, e alguns elementos que encontram-se no entorno de todos os pares do cabo.

Tudo isso para protegê-los de interferências externas.

Screened Foiled Twisted Pair – SFTP

Esses cabos de rede realizam a combinação da blindagem individual para cada par, com uma segunda blindagem, que é externa.

Essa combinação envolve todas as tranças, tornando esse padrão de cabo bastante resistente a interferências externas.

É um cabo de rede ideal para ambientes cuja incidência de distorção é grande.

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui