Orçamento Online!

Cabeamento Estruturado para Redes Wireless: Integração e Melhores Práticas

08.03.24 16:50 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra na Haikan como o cabeamento estruturado se integra às redes wireless e as melhores práticas para garantir uma conexão eficiente. Confira!
Um monte de fios conectados a um dispositivo
(Fonte: iStock/Reprodução)

Você sabia que o cabeamento estruturado é fundamental para que as redes sem fio funcionem corretamente? Este artigo explicará como o cabeamento estruturado funciona com redes sem fio e as melhores práticas para estabelecê-lo. Confira!

Como o cabeamento estruturado se integra com as redes wireless?

O cabeamento estruturado exerce uma função essencial em sistemas de rede, proporcionando uma base sólida para comunicação contínua e transmissão de dados em todas as empresas. Esta arquitetura abrangente destina-se a acomodar um conjunto diversificado de aplicações e tecnologias.

As redes sem fio, por sua vez, fornecem dados usando ondas de rádio ou infravermelhas em vez de fios. Roteadores sem fio, APs - ou pontos de acesso em português - , antenas, repetidores, smartphones, laptops e tablets estão entre os dispositivos que os compõem.

As redes wireless trazem diversas vantagens aos usuários, tais como: mobilidade, flexibilidade, escalabilidade e facilidade de instalação. Entretanto, redes sem fio também podem apresentar problemas como interferência, restrições de alcance, vulnerabilidades e alterações de desempenho.

Para superar essas adversidades e garantir a qualidade, a confiabilidade e a proteção das redes sem fio, elas devem ser integradas ao cabeamento estruturado. Esta integração possibilita:

Alimentar os APs

APs são dispositivos que transmitem e recebem sinais sem fio. Eles necessitam de energia elétrica para trabalhar corretamente, o que pode ser um empecilho em áreas sem tomadas e onde há perigo de choques ou curto-circuitos. 

Uma alternativa é utilizar Power over Ethernet (PoE) - tecnologia que permite a transmissão de energia elétrica e dados através da mesma linha de rede. Dessa forma, os APs podem ser alimentados por cabeamento estruturado, excluindo a necessidade de fontes de alimentação externas.

Conectar os APs aos equipamentos de rede

Para entregar e receber dados de clientes sem fio, os APs também exigem comunicação com servidores, roteadores e firewalls em redes centralizadas. O cabeamento estruturado - que fornece comunicação mais rápida, confiável e segura do que conexões sem fio - é usado para essa comunicação. Além disso, o controle centralizado de APs é possível graças ao cabeamento estruturado, o que facilita a configuração, o monitoramento e a modernização dos dispositivos.

Expandir a cobertura wireless

Ocasionalmente, pode haver pontos cegos ou sinal fraco no ambiente quando a rede wireless não cobre todo o espaço. Usar repetidores sem fio – dispositivos que amplificam e retransmitem sinais sem fio – é uma boa solução para resolver esse problema. 

Os repetidores sem fio, entretanto, têm o potencial de interferir na rede e causar latência e perda de qualidade. Usar APs adicionais, que são dispositivos que produzem novos pontos de acesso sem fio, é uma opção válida; e o cabeamento estruturado pode ser usado para conectar esses APs extras, melhorando a integração e o desempenho da rede.

Ou seja, para que o streaming de telefone, dados e multimídia funcione da forma mais eficiente possível, uma organização precisa ter o cabeamento estruturado e redes sem fio como base.

Quatro formas de integração entre o cabeamento estruturado e as redes wireless

O cabeamento estruturado e as redes wireless podem ser integrados de diversas formas - que dependerá das demandas e atributos do projeto. Aqui estão quatro estratégias possíveis:

  1. O cabeamento estruturado pode ser usado para conectar pontos de acesso sem fio (APs) a switches ou roteadores de rede, resultando em uma comunicação mais estável e rápida entre dispositivos e servidores sem fio;

  2. Usar o sistema de cabeamento estruturado para conectar APs, estabelecendo uma rede mesh sem fio que expande a cobertura e a redundância, ao mesmo tempo que permite que os dados sejam roteados por diferentes canais em caso de falhas ou congestionamentos;

  3. Utilizar o cabeamento estruturado para fornecer energia elétrica aos APs, por meio da tecnologia Power over Ethernet (PoE) - a qual ajuda a alimentar os dispositivos pelos mesmos cabos que conduzem dados, facilitando a instalação e diminuindo custos.

  4. Utilizar cabeamento estruturado para “apoiar” as futuras tecnologias de redes sem fio - como Wi-Fi 6 e 5G. Tais recursos demandam mais potência e qualidade de transferência de dados, por isso precisam usar cabos de alto desempenho, como cabos de fibra óptica.

Um close de um patch cable cat5e azul
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Quais são as melhores práticas para o cabeamento estruturado para redes wireless?

O cabeamento estruturado em redes sem fio exige planejamento meticuloso e execução especializada para aderir às melhores práticas e padrões técnicos do setor. Pensando nisso, separamos algumas dicas para obter os melhores resultados. Veja:

  • Fazer um levantamento das necessidades e expectativas da rede wireless: é crucial especificar os objetivos, especificações e recursos da rede sem fio – como a quantidade de usuários, o tipo de aplicação, o grau de segurança e o orçamento – antes de iniciar o projeto de cabeamento estruturado.

  • Fazer um estudo do ambiente e da infraestrutura existente: as características físicas e lógicas da área onde a rede sem fio será implantada, como tamanho, formato, impedimentos, fontes de interferência, disponibilidade de energia, tipo e calibre do cabeamento atual, também devem ser examinadas.

  • Fazer um projeto detalhado do cabeamento estruturado: é necessária a criação de um projeto que detalhe as peças, quantidades, localizações, rotas, conexões, testes e documentação do cabeamento estruturado com base nos dados coletados. A proposta precisa atender aos requisitos técnicos e recomendações dos fabricantes dos equipamentos.

  • Escolher os materiais e os equipamentos de qualidade: para garantir a operação adequada e a durabilidade do cabeamento estruturado, é preciso utilizar materiais e equipamentos de alta qualidade e que atendam às exigências de certificação e compatibilidade. Alguns exemplos são cabos de categoria 6 ou superior, conectores RJ-45, painéis de distribuição, switches PoE, pontos de acesso que suportam padrões sem fio como 802.11ac ou 802.11ax e assim por diante.

  • Fazer a instalação e a manutenção do cabeamento estruturado com cuidado e profissionalismo: por fim, mas não menos importante, a instalação e manutenção do cabeamento estruturado devem ser realizadas com cuidado e expertise, respeitando parâmetros de projeto e especificações técnicas. Porém, algumas precauções devem ser tomadas, como, por exemplo: não dobrar, torcer, puxar ou emendar os cabos, utilizar ferramentas corretas, identificar e rotular os componentes, testar e certificar as conexões, documentar e atualizar informações.

Uma rede de bolas vermelhas e brancas conectadas entre si
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conclusão

O cabeamento estruturado é um componente essencial das redes sem fio. Ele permite a inclusão, fornecimento, comunicação e extensão de APs, assegurando a qualidade, confiabilidade e segurança da rede. Vale ressaltar, no entanto, que para conseguir isso, o cabeamento estruturado deve ser projetado, instalado e mantido de acordo com padrões técnicos e melhores práticas.

Se você precisa de uma solução de cabeamento estruturado para redes wireless, conte com a Haikan! Somos especialistas em infraestrutura de redes e oferecemos os melhores produtos, serviços e assistência do mercado. Fale conosco agora mesmo e peça um orçamento sem compromisso!

HAIKAN - INFRA ESTUTURA E TI

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu Email?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!