ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9858+55 (31) 3658-9858

A vantagem do sistema operacional Linux para servidores

11.03.21 17:50 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Usar o sistema operacional Linux para servidores possui, sem dúvida, uma série de vantagens.

Hoje em dia, o uso de servidores privados entre as empresas têm se tornado bem comum. Os sistemas Windows e MacOS são bem populares.

No entanto, o Linux traz diversos benefícios e vantagens, sendo famoso por sua estabilidade, segurança e performance.

Assim sendo, caso tenha ficado curioso para saber quais são as vantagens desse sistema operacional, continue lendo esse conteúdo.

Descubra quais são as principais vantagens do sistema operacional Linux para servidores.

Quando o assunto é sistema operacional, o Windows é referência para muitas pessoas, por ser mais popular.

No entanto, o Linux e outro sistema muito bom.

Como dito antes, usar um sistema operacional Linux para servidores fornece diversas vantagens para o usuário ou empresa.

Portanto, veja logo a seguir quais são as principais vantagens desse sistema operacional!

Disponibilidade mais elevada

Em alguns servidores, é preciso reiniciar o dispositivo após realizar alguma instalação ou update. No entanto, com o sistema operacional Linux isso não é preciso.

Para os servidores esse é um ponto crucial, tendo em vista que em certos casos, é preciso ter o maior nível de disponibilidade possível.

Pois não será preciso adiar atualizações de segurança, por receio de prejudicar as atividades do negócio.

Otimização

Os sistemas operacionais Linux são, sem dúvida, mais robustos.

Pois têm a capacidade de enfrentar uma carga de trabalho mais elevada, sem apresentar quaisquer falhas, seja por travamento ou queda de sua performance.

Isso porque, o sistema Linux é feito em código aberto.

Ou seja, ele é otimizado por mais pessoas que atuam para rastrear bugs e corrigir falhas, entre outros erros que possam prejudicar a segurança do usuário.

De forma básica, qualquer pessoa pode acessar o código fonte do software.

Isso é bom, pois torna o sistema mais transparente, tendo em vista que o seu funcionamento não é uma propriedade comercial de nenhuma empresa.

E, além disso, há comunidades e fóruns voltados para a distribuição do Linux, onde o usuário poderá sanar algumas dúvidas e até mesmo discutir sobre outros problemas, para que as pessoas possam trabalhar para corrigi-los.

Possui maior flexibilidade

Por ser código aberto, isso torna os sistemas operacionais baseados no Linux muito mais flexíveis.

Ou seja, antes de realizar qualquer instalação, o usuário reúne todas as configurações segundo o hardware onde instalará o Linux.

E, além disso, todos os recursos podem ser tanto alterados quanto desenvolvidos de acordo com o objetivo do usuário.

Dessa forma, é possível obter uma instalação muito mais compatível com as necessidades de cada um.

É mais seguro

Você sabia que o sistema Linux é o mais seguro do mercado?

Isso porque, desde o seu desenvolvimento, até a sua distribuição, tudo é feito de modo que impeça quaisquer brechas que possam ser usadas por vírus e malwares.

Desse modo, a principal vantagem do Linux é, sem dúvida, a segurança que oferece ao usuário, por ser mais resistente a esse tipo de ameaça, além de ser mais difícil desenvolver algum tipo de vírus para esse sistema.

É totalmente grátis

Ao contrário do Windows, onde a sua licença pode ultrapassar R$ 400,00, os custos da instalação do Linux são gratuitas.

Os gastos serão apenas para manter as aplicações e o sistema operacional, dessa forma, o custo benefício do Linux é muito melhor, tanto a médio quanto a longo prazo.

Atualizações mais rápidas

É comum que as atualizações costumem demorar um pouco mais em outros sistemas, como o Windows, por exemplo. E, além disso, são liberadas apenas algumas vezes durante o ano.

Já no Linux essas atualizações são lançadas com frequência, com o intuito de corrigir bugs, falhas e bloquear ameaças de segurança.

Possui fácil manutenção

Não é novidade que a manutenção de computadores é algo muito complexo, mesmo em problemas mais simples.

Contudo, com o sistema Linux é muito mais fácil encontrar os problemas, isso porque o terminal sempre apresenta os erros por meio de mensagens bem claras.

Pode ser personalizado

Outra vantagem em relação ao sistema operacional Linux é a sua fácil personalização.

Por ser código aberto, qualquer pessoa pode personalizá-lo, desde a sua interface até as opções de desempenho, para atender a cada objetivo.

Dentro da comunidade Linux existe até mesmo grupos sobre esse ponto, para discutirem a respeito.

É simples de usar

Por muito tempo havia a ideia de que o sistema Linux é mais difícil para usar e que, desse modo, só é bom para quem conhece sobre programação.

No entanto isso é um mito. Pois hoje em dia há distribuições que foram desenvolvidas com o intuito de fornecer uma facilidade de uso dos sistemas comerciais.

Isso significa que mesmo alguém que não possua um conhecimento técnico avançado, poderá utilizar esse sistema sem problemas.

Exigência de hardware baixa

A maioria dos sistemas ocupa um grande espaço de armazenamento, como, por exemplo, o Windows 10, que ocupa 20 GB de espaço para a sua instalação.

Todavia, o Linux exige pouco hardware, por ser uma opção mais leve de sistema, ocupando menos espaço.

Por fim, não esqueça de deixar o seu comentário caso tenha gostado do conteúdo ou ainda possua alguma dúvida em relação ao assunto.

Em suma, o sistema operacional Linux garante uma série de vantagens para o usuário.

Nesse conteúdo foi listado apenas algumas delas para que você possa conhecer um pouco melhor sobre.

Ou seja, sem dúvida o Linux é um ótimo sistema e que pode atender a diferentes necessidades, sendo útil tanto para empresas quanto para usuários comuns.

Assim sendo, caso esteja em busca de um sistema operacional, essa é uma boa opção!

Mantenha-se atualizado!
​Receba nosso conteúdo por e-mail.

Categorias

Tags

Sobre a Haikan

A empresa Haikan foi criada levando em consideração a oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por serviços nos segmentos de Tecnologia da Informação e Infraestrutura de ti, por parte das empresas.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado nos segmentos de Infraestrutura de ti.


Oferecemos preços competitivos, estratégias versáteis e únicas. O atendimento é focado em agilidade, imparcialidade e ética, para que os processos de compra, instalação e manutenção sejam os mais simples e dinâmicos possíveis.


Entre em contato conosco agora mesmo, e descubra como este processo de atualização e manutenção para sua empresa pode ser mais fácil e econômico do que imagina!

Vamos tomar um café?
​Conte sua ideia. 

Clique Aqui